A Dança, o Empreendedorismo, e a Qualidade de Vida: desenvolvendo a ideia do Personal Dance, de aoredo com estes conceitos.

2789 palavras 12 páginas
A Dança, o Empreendedorismo, e a Qualidade de Vida: desenvolvendo a ideia do Personal Dance, de acordo com estes conceitos.

1. DANÇA

A Dança é a mais antiga das artes, é uma linguagem expressiva, a comunicação do corpo através de seus movimentos. Ela pode ser entendida como o afinamento do corpo e pode agir como um processo criativo e espontâneo, ligada ao modo de sentir, pensar e agir, integrando o indivíduo à sua totalidade.
CORPO – MENTE – EMOÇÃO – ESPÍRITO
1.1 Origens

Não se sabe exatamente quando o homem dançou pela 1ª vez, Portinari, Faro e alguns pesquisadores confirmam que desenhos encontrados em cavernas que representavam figuras dançantes, indicam possíveis rituais religiosos.

1.2 Estilos de Dança

De acordo com Lomanike (apud Gariba, 2002), classificou a dança em onze estilos: o Dança educacional; o Dança criativa; o Dança artística; o Dança de guetos; o Dança de salão; o Dança de reabilitação; o Dança Terapia (Biodança); o Danças religiosas; o Dança orientais; o Dança étinicas; o Dança Folclóricas.

De acordo com Lara (2008), a história é a forma pela qual a humanidade registra suas lutas, sua trajetória e deixa suas marcas. A dança, uma das formas de expressão da humanidade, a influencia e, ao mesmo tempo, é influenciada por ela, numa ação recíproca e necessária.

2. A SOCIEDADE ATUAL

Viegas (2005) coloca que a crise capitalista nos anos 70 transformou significativamente a produção econômica, tendo como resultado mais significativo a mudança do paradigma tecnológico taylorista-fordista para uma economia baseada na informação, alterando também o modo de trabalhar, e conseqüentemente, as qualificações exigidas pelo mercado de trabalho: antes, a formação era centrada nas habilidades manuais, e atualmente, e cada vez mais, o foco centra-se em habilidades ligadas à subjetividade dos trabalhadores. Para denominar este novo paradigma, o autor prefere a denominação de Castells (1999), economia informacional,

Relacionados