A dança-teatro de rudolph laban a pina bausch

2916 palavras 12 páginas
A Dança-Teatro de Rudolph Laban a Pina Bausch

Resumo: A dança-teatro de Pina Bausch representa uma nova conexão entre a dança e o teatro. Primeiro é necessário entender alguns desenvolvimentos históricos do termo alemão “Tanztheater” (dança-teatro), e dessa maneira o leitor poderá entender a versão de Pina Bausch neste contexto histórico.
LABAN
O termo dança-teatro nos leva de volta aos anos 20 na Alemanha, quando Rudolph Laban era uma figura proeminente. Laban dirigiu alguns rituais de dança coral no Monte Verita, Suiça, em 1917. No começo dos anos 20, Laban distanciou-se da dança como uma expressão de sentimentos subjetivos. Ele havia sistematizado seu pensamento sobre o movimento da dança em um livro entitulado Die Welt des Tänzers (O Mundo do Dançarino), publicado em 1920. Seu interesse agora era em como exemplificar essa nova arte da dança com a sua recentemente estabelecida companhia, a Tanzbühne Hamburg (Companhia de Dança de Hamburgo). A Dança era mostrada como forma de arte independente, baseada nas leis de harmoniosas formas espaciais. Laban tornou possível a análise dessas formas de dança de acordo com os ritmos específicos que o corpo em movimento descrevia no espaço. Além disso, uma das fundamentais leis do movimento humano é o princípio da sequência: cada movimento irradia do centro da gravidade e tem que retornar a ele. A Companhia de Dança de Hamburgo tornou-se para Laban um instrumento para provar suas teorias na prática. As danças cresceram de esforços combinados do coreógrafo, do diretor de dança e do dançarino. Os três principais trabalhos foram: Die Schwingende Kathedrale (A Catedral Oscilante), Die Geblendeten (Tornado Cego) e Gaukelei (Burla).
O treinamento diário de Laban para a sua Companhia de 24 dançarinos me foi descrito em uma entrevista com Sylvia Bodmer, membro da Companhia original junto com Kurt Jooss. O trabalho técnico consistia em uma série de balanços e estudos em contrastes dinâmicos, e também estudos em

Relacionados

  • ESTUDOS EM MOVIMENTOS I CORPO CR TICA E HIST RIA
    67103 palavras | 269 páginas
  • danca na vida
    4523 palavras | 19 páginas
  • Legado de Laban no Brasil
    94228 palavras | 377 páginas