A dançarina e o ladrão

Páginas: 8 (1864 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014

A Dançarina e o Ladrão – Análise Fílmica


O filme apresenta o drama vivido pela jovem bailarina Victoria Ponce, após a perda trágica de seus pais durante a brutal ditadura do general Augusto Pinochet, no Chile, que durou 17 anos (1973-1990) e foi responsável por milhares de assassinatos. Esse triste fato, fez com que a moça perdesse a fala, devido ao caráter catastrófico da situação.Afinal, tudo ocorreu quando Victoria era apenas uma criança, ocasionando fortes consequências psicológicas a sua vida. Mesmo assim, ela foi adotada por uma humilde professora de balé, que permitiu que a menina frequentasse as aulas.
Todavia, o longa-metragem se inicia com o anúncio da anistia concedida a diversos presos do país pelo governo, que no momento, era democrático. Beneficiados por esseato, Angel Santiago (Querubim) e Nicolás Vergara Grey são libertados da prisão. Apesar de ambos serem criminosos, a gravidade dos delitos cometidos por eles é inteiramente diferente. O primeiro nunca havia sido condenado, foi levado ao cárcere após ter realizado um passeio inocente com o cavalo de um homem muito rico, porque ele é um apaixonado por equinos. Essa injustiça alimentou no garoto avontade incontrolável de se vingar do diretor do complexo penitenciário. Em contrapartida, o segundo é um ilustre ladrão de cofres e caixas fortes, que construiu sua fama ao longo de muitos anos.
O destino dos dois se cruzou por causa de um companheiro de prisão, Nano. Ele explicou à Santiago, que se apaixonou e foi acolhido pela frágil Victoria, um plano aparentemente perfeito de um roubo quedeveria ser realizado quando ele saísse da penitenciária. Tratava-se de um dos cofres que armazenava uma quantia enorme em dinheiro, a qual pertenceu à Pinochet. Contudo para que esse assalto se efetivasse, Angel precisaria de um parceiro que dominasse a arte de violar cofres sem levantar suspeitas agravantes. E essa pessoa era Vergara Grey.
Porém Nicolás não estava disposto a correr novamente orisco de perder a sua liberdade, pois foram muitos anos encarcerado e a saudade que sentia de sua família, fizeram que o arrependimento tocasse seu coração. Só que a descoberta de que sua esposa havia se casado novamente e de que seu filho não fazia nenhuma questão da presença do pai, inclusive tinha o desejo de retirar seu sobrenome, mudaram a mente de Vergara Grey, que resolveu pôr em práticao plano preciso que o energético Querubim o apresentou.
Simultaneamente, Victoria e Angel descobrem juntos o poder de um amor que nunca haviam sentido. Mesmo que em nenhum momento, a bailarina direcione alguma palavra a ele. Isso comprova a imensa sensibilidade que o jovem possui. Porque ele é capaz de compreendê-la e aceitá-la, respeitando os fantasmas que assombram a mente da mulher que ama.E para mostrar a ela a sinceridade de seu sentimento, Querubim consegue fazer com que a talentosa Victoria dance ao menos uma vez no palco do Teatro Municipal de Santiago, sendo assistida por um famoso crítico de dança e pela diretora da escola de bailado da cidade. Porém para que isso ocorra, Santiago e Nicolas abusam da violência, caso contrário, esse acontecimento nunca seria possíveldevido à origem humilde da dançarina, que para parte da sociedade, ofusca a sua indiscutível aptidão em expressar vida através de movimentos corporais.
Felizmente, todas as repercussões acerca da apresentação da jovem são positivas, por causa do artigo escrito pelo crítico jornalístico, o qual enumera toda a riqueza com a qual a bailarina exibe a sua arte.
O tão aguardado momento do assalto seaproxima. Angel e Vergara Grey preparam os elementos que precisam para que tudo ocorra com sucesso, e assim aconteceu. O dinheiro que roubaram era uma fortuna imensa, que permitiria aos dois e à Victoria recomeçar a vida em outro país.
Após comprar seu amado cavalo, Querubim espera se encontrar com seu parceiro e a mulher de sua vida na fronteira do Chile, para que a travessia seja realiza e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ladrão
  • O Ladrão de Raios
  • Policia e Ladrão
  • pt ladrao
  • Ladrão de raios
  • So tem ladrao
  • O bom ladrao
  • Ladrão de banco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!