A dança que dança na escola

Páginas: 2 (440 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014



A dança que “dança” na escola.



“Práticas da dança na escola” (Dançando na escola, Cortez, 2003), da pesquisadora Isabel A. Marques, traz um olhar mais crítico sobre a dança na escolanuma perspectiva da diversidade e da multiplicidade do mundo contemporâneo.

O reconhecimento da dança como área de conhecimento a ser trabalhada nas escolas foi coroado em âmbito nacional com suainclusão nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), em 1997. Porém, como incluir dança nas escolas? Um festival com danças produzidas pela mídia, uma dança popular, uma coreografia para o Dia das Mãesou a festa de fim de ano... Isso garante o conhecimento de fazer-pensar dança? Que tratamento temos dado à inclusão da dança nas escolas?

A dança ainda é vista como uma atividade predominantementefeminina. Embora nossa sociedade seja manifestamente dançante, o (pré)conceito contra os homens que se dedicam à dança ainda é muito forte. Outro ponto é o fator religioso, que ainda está presentenas atitudes e comportamentos em relação à dança na escola. E por fim, o desconhecimento das pessoas que acreditam que a Arte é sinônimo de loucura.

O Brasil é mundialmente conhecido como um país“dançante”. Para onde se olhe a dança e a música estão presentes. É até incoerente dizer que a dança precisa ser ensinada na escola se já faz parte do dia a dia dos brasileiros. No entanto, não é essaconcepção de dança que se pensa para a escola, o estudo, a compreensão da dança – corporal e intectualmente – vão muito além do ato de dançar.

É preciso hoje ir além de tudo isso e discutir otratamento que temos dado à inclusão da dança nas escolas. Ou seja, é necessário nesse momento pensarmos cuidadosamente em abordagens que permitam problematizar, articular, criticar e transformar as relaçõesentre a dança, o ensino e a sociedade.

Toda educação passa pelo corpo. Toda educação é educação dos sentidos. A dança, nesse contexto, contribui essa percepção, desenvolvendo indivíduos mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Dança na escola
  • Dança na escola
  • Dança na Escola
  • Dança na escola
  • Por que dança na escola?
  • Dança na escola
  • Dança na escola
  • Dança na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!