A década de 20

Páginas: 5 (1070 palavras) Publicado: 18 de abril de 2012
A década de 1920, ou simplesmente década de 20 ou ainda anos 20 foi o período de tempo entre 1 de janeiro de 1920 e 31 de dezembro de 1929.
A Inglaterra ainda era o mandachuva do mundo - prosperidade essa que teve uma forte queda em 1929 com a quebra da Bolsa de Valores de Nova Iorque. A Europa, contudo, sofria as consequências da Primeira Guerra Mundial, o que permitiria a ascensão doNazismo,por Hitler, após a Crise de 29, o surgimento do Fascismo italiano e ainda o Salazarismo em Portugal.

No Brasil, entre 11 e 18 de fevereiro de 1922 é realizada, no Teatro Municipal de São Paulo, a "Semana de Arte Moderna", que contou com a participação de escritores, artistas plásticos, arquitetos e músicos. Seu objetivo era renovar o ambiente artístico e cultural da cidade com "a perfeitademonstração do que há em nosso meio em escultura, arquitetura, música e literatura sob o ponto de vista rigorosamente atual", como informava o Correio Paulistano a 29 de janeiro de 2010.
[pic]
[pic]
Ford T de 1927, modelo que ficou conhecido no Brasil como Ford-de-Bigode.
[pic]
[pic]
O famoso marinheiro Popeye foi criado em 1929.
Participavam da desse movimento os seguintes artistas: AnitaMalfatti, Di Cavalcanti, John Graz, Alberto Martins Ribeiro,Oswaldo Goeldi, com pinturas e desenhos; Victor Brecheret, Hildegardo Leão Velloso e Wilhelm Haarberg, com esculturas; Antonio Garcia Moya e Georg Przyrembel, com projetos de arquitetura; os escritores Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Menotti del Picchia, Sérgio Milliet, Plínio Salgado, Manuel Bandeira, Ronald de Carvalho, Álvaro Moreira,Renato de Almeida, Ribeiro Couto e Guilherme de Almeida; além de nomes já consagrados na música, como Heitor Villa-Lobos, Guiomar Novais, Ernâni Braga e Frutuoso Viana; entre vários outros artistas e intelectuais que vieram a tomar parte no movimento cultural que ali se iniciou.
Além desses eventos, 1922 foi um ano um tanto conturbado,com o movimento tenentista(o 18 do forte), a eleição de ArturBernades que governou em praticamente estado de sítio, e a fundação do Partido Comunista Brasileiro (PCB).
Também no Brasil iniciaram as primeiras transmissões de rádio. Em 1925 Tarsila do Amaral lançava uma de suas obras mais famosas: O vendedor, em 1928 Abaporu.

A moda da década de 20

[pic]
Antes do início da Primeira Guerra Mundial,  a moda já estava sofrendo algumas mudanças bastantesignificativas. Porém, um evento desta magnitude fez com que mudanças radicais acontecessem na sociedade. Nada mais seria como antes, muitos aristocratas perderiam seus lugares na sociedade, automóveis começam a tomar lugar das carruagens, os cabelos femininos perdem o volume e ganham cortes curtos e os nada práticos espartilhos saem de cena.
Os tempos eram definitivamente outros, e a mulher jácomeçava a tomar seu lugar na sociedade como  trabalhadoras e o numero de homens reduziu significativamente devido as baixas de soldados durante a conflito mundial.
Livres dos espartilhos, a silhueta se torna tubular. Nada mais de cintura marcada, e curvas acentuadas. Era como um grito de liberdade feminino. Há uma certa tendência à uma estética andrógina, e quando há alguma referência à cintura,ela se encontra mais abaixo, na altura dos quadris, como um mero adorno.
Se durante a guerra as saias começaram a perder comprimento, em 1925 elas encurtaram significativamente para escândalo dos mais conservadores. Agora cobriam apenas os joelhos. Nos EUA chegaram a ser elaboradas leis contra as tais saias. Mas a verdade é que os vestidos mais leves, soltos e curtos eram perfeitos para a febre daépoca: o Charleston. A dança, com seus movimentos frenéticos, jamais poderia ser executada por moças de espartilho, por exemplo. O Jazz era a música do momento, e a cultura negra ganhava espaço.
executada por moças de espartilho, por exemplo. O Jazz era a música do momento, e a cultura negra ganhava espaço.
Os chapéus diminuíram, e o modelo preferido era o cloche, com o qual era praticamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Propaganda década de 20 a 40
  • São Paulo na década de 20
  • A educação nas décadas de 20 á 50
  • O fracasso da década rio + 20
  • Análise da Moda na década de 20
  • politicas sociais na década de 20
  • As Enfermeiras Visitadoras
  • A inovação cultural em portugal na década de 20

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!