A Cultura do Senado

Páginas: 10 (2452 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

A Cultura do Senado






Ano lectivo 2013/2014
Curso: CMRPP
Disciplina: História e Cultura das Artes
Professora: Sandra Pereira
Aluna: Helena Campos


Índice














Introdução

No âmbito da disciplina de história, foi me proposto realizar um trabalho que aborda o tema “A cultura do Senado”, onde vou falar sobre Roma, sobre oaparecimento do senado, e a sua envolvente, tal como, a arquitectura, a escultura e a pintura.









Roma

Roma era um império onde se cruzavam povos e culturas, que os romanos souberam manter coesos. Essa coesão foi conseguida pelo poder centralizado, divino e autocrático dos seus imperadores; pela modernidade das suas leis, raiz do direito Ocidental; pela língua e pela organização disciplinamilitares das legiões romanas que conquistaram um vasto território, que ia desde a Península Ibérica à Ásia Central e Norte de África.
O ecletismo, de raiz helenística, caracterizou a sua cultura e resultou da capacidade de integração das alturas dos diversos povos conquistados.
Fruto de uma longa evolução, estas características – domínio, centralização, ordem, prosperidade económica ematerial, civilidade – atingiram o seu apogeu entre meados do séc. I a. C. e meados do séc. I d. C. Esta época de ouro da civilização romana coincidiu quase inteiramente com o governo de Octávio César Augusto, que marcou de tal formal o seu tempo, que o Senado, logo após a sua morte, designou este período como “Século de Augusto”.






Roma (Espaço)

Roma começou por ser uma pequena aldeia,surgindo como cidade no séc. VIII a. C., quando os latinos se uniram aos sabinos e formaram um núcleo urbano muito forte. A partir daí, o crescimento da cidade acompanhou o crescimento político e económico do seu povo, construindo um vasto império do qual Roma foi o centro. Pela sua posição central, dominou o Mediterrâneo, que designou por “Mare Nostrum”e que foi o ponto de chegada e partida das rotasmarítimas e terrestres, unindo todas as partes do império, possibilitando a circulação e intercâmbio de gentes, produtos e notícias, veiculados por políticos, soldados, comerciantes, colonos, escritores e artistas. No tempo de Júlio César, a sua população rondou um milhão de pessoas.
Os governantes do Estado Romano rasgaram vias e praças, mandaram construir aquedutos, estabeleceram regrasconstrutivas para os edifícios civis e públicos e embelezaram a cidade com monumentos e estatuária que lhe deram a grandiosidade e o fausto correspondentes ao domínio e ao poder que exercia. Esta política urbanística foi continuada por Octávio César Augusto, mandando concluir outro fórum e outros edifícios públicos e privados.
Roma cresceu como cidade cosmopolita, modelo administrativo e civilizacionaldas outras cidades do império. As cidades foram as sedes do governo romano em todas as províncias e a vida urbana o processo de aculturação das populações.
Em Itália e nas províncias, as cidades apesar de terem estatutos jurídicos muito diferentes, foram as sedes da administração regional e estruturaram-se internamente, usando como modelo as instituições e órgãos governativos da cidade de Roma.Cada cidade era como uma pequena Roma, com o seu senado, a sua cúria a sua basílica…
Os espaços urbanos organizavam-se em torno de dois eixos – o cardo e o decúmano. No cruzamento destes dois eixos situavam-se os fóruns, centros administrativos, políticos e religiosos. Na periferia das cidades, perto das portas, erguiam-se os complexos terminais, os anfiteatros e os teatros.
Também a nívelurbanístico, Roma foi o modelo para as novas cidades por todo o império e inspirou reformas e melhoramentos urbanos nas cidades que já existiam. De facto, uma das marcas distintivas da civilização romana consistiu no urbanismo.

O Senado

O senado foi a mais velha instituição do Estado Romano, tendo existido desde a monarquia até finais do império.
Durante a República (510 a 27 a.C.) foi o órgão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • cultura do senado
  • A Cultura Do Senado
  • Cultura do Senado
  • A cultura do senado
  • Cultura do senado
  • A cultura do senado
  • A cultura do senado
  • Trabalho Cultura Do Senado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!