A CULTURA DO PIR O DE PARIDA

554 palavras 3 páginas
A cultura do povo por meio da alimentação

A cultura alimentar brasileira traz em si um “mix” de diferentes culturas em sua formação, tais como a africana, a portuguesa, a europeia e a indígena. A massificação de a cultura alimentar se aplica na extensão da urbanização onde as pessoas se aglomeram na industrialização dos produtos alimentares e em seu marketing de oferta, e na mídia imposta na implantação dos produtos ora colocados no mercado como obrigatoriedade de aquisição.
Nesse processo de massificação, todos são induzidos a adequarem a nova moda e onda proposta, e todos passam a fazer quase que em osmose o que está sendo proposto. Definição de hábitos alimentares: “Tipos de escolha e consumo de alimentos por um indivíduo, ou grupo, em resposta a influências fisiológicas, psicológicas, culturais e sociais”( Dutra, 2001).
A alimentação brasileira é mais voltada para o prazer de comer, do que para o valor nutritivo do alimento. “Toda substância nutritiva é alimento, mas nem todo alimento é comida.” A Da Matta remete ao aspecto cultural da alimentação e, por conseguinte, àquilo que a transforma em comida.

Alimento é algo universal e geral. Algo que diz respeito a todos os seres humanos: amigos ou inimigos, gente de perto e de longe, da rua ou de casa, do céu e da terra. Mas a comida é algo que define um domínio e põe as coisas em foco. Assim, a comida é correspondente a famosos e antigos de-comer, expressão equivalente a refeição, como de resto é a palavra comida. Por outro lado, comida se refere a algo costumeiro e sadio, alguma coisa que ajuda a estabelecer uma identidade, definindo, por isso mesmo, um grupo, classe ou pessoa. (Da Matta,4 p.22).

Em outros tempos, todo quintal cuidava de manter umas galinhas caipiras à disposição da ocasião e da necessidade de servir uma visita, da oportunidade de oferecer um presente e de alimentar uma mulher de resguardo. Ao se aproximar o nono mês de gestação, separava-se nos quintais das casas uma quantidade de galinhas

Relacionados

  • Egito
    53537 palavras | 215 páginas