A cultura digital e a influência no ensino -aprendizagem de língua estrangeira

Páginas: 15 (3539 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
A CULTURA DIGITAL E SUA INFLUÊNCIA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA
Claudia Jardelino de Medeiros de A. Dias 1

RESUMO
Este trabalho discute o aprendizado da Língua Estrangeira diante dos recursos tecnológicos presentes em todos os âmbitos da sociedade, inclusive na escola. Tomando como ponto departida a importância dos instrumentos da cultura digital que permeiam a vida dos estudantes em sua absoluta maioria, discute-se neste artigo a postura do professor ao planejar e executar atividades mediadas pelos recursos tecnológicos, a utilização de ferramentas como o podcasting e o WebQuest, entre outros meios de efetivamente desenvolver a competência comunicativa dos estudantes de LE . Ametodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica através da leitura de publicações de estudiosos que tratam desta questão a fim de elaborar um posicionamento a respeito.
Palavras-chave: cultura digital, comunicação, mundo virtual, aprendizagem.

INTRODUÇÃO
Este Artigo Científico propõe uma reflexão sobre o aprendizado da Língua Inglesa no contexto da sociedade pós-industrial. Aprenderuma Língua Estrangeira, atualmente, é mais do que uma opção, um imperativo da sociedade moderna. Embora nem sempre nas escolas regulares o aluno tenha todas as condições para dominar uma segunda língua, sabe-se que esta tem sido cada vez mais uma exigência no mundo do trabalho e da cultura.
Inseridos numa sociedade em que a complexidade do conhecimento tem se tornado sua marca, osindivíduos são constantemente desafiados a explorar novas situações, superar fronteiras, de forma que o mundo se encontra numa crescente globalização. Estamos numa sociedade onde já se implantou definitivamente a cultura digital.
O estudo de Língua Estrangeira (LE) também se encontra dentro de uma perspectiva cada vez mais global e motivado pelas ferramentas digitais, a exemplo das váriaspossibilidades oferecidas pela Internet como os blogs, o podcasting, entre tantos outros contatos em rede. Tudo isso significa que os avanços tecnológicos acumulados pela humanidade desde a invenção da escrita e da imprensa foram processados muito rapidamente e da mesma forma se espalharam pelos continentes, chegando a transformar radicalmente os modos de conhecer e de pensar.
Comodescreve Boettcher (2001) o aprendizado ocorre num sistema de cooperação, uma vez que a compreensão do homem como um ser “cartesiano” tem sido deixada de lado, e em seu lugar ganha força a perspectiva do homem relacional. Segundo a autora, o aprendizado de LE nessa perspectiva, está vinculado a fatores cognitivos elaborados na troca entre os seres. Assim, afirma que as interações em ambientesmultimeios geram uma relação re colaboração, e consequentemente, potencializam o conhecimento/subjetividade dos sujeitos que a utilizam. Diz ainda, sobre a Internet, que esta, “ao ser utilizada como ferramenta pedagógica, desencadeia mudança na subjetividade e no conhecimento das pessoas.” (Boechtter, 2001; p. 14)
O uso da Internet com suas ilimitadas redes e conexões precisa seracompanhado de um processo reflexivo, porém, de modo que se evite a banalização e o conseqüente esvaziamento dos propósitos pedagógicos.
A partir dessas considerações, frente às novas tendências e particularidades que envolvem os processos pedagógicos e o ensino-aprendizagem de LE nas escolas, torna-se imprescindível observar qual tem sido o impacto das tecnologias digitais em torno doensino de LE na sua trajetória recente. Esse será o foco desse projeto e é com tal intuito que será feita uma pesquisa descritiva para mensurar as interdependências entre o trabalho de professores e alunos e as ferramentas tecnológicas.
Ao falarmos de cultura digital, tecnologias da comunicação e comunicações virtuais, esses termos referem-se a um conjunto de elementos que vão além dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA COMO SEGUNDA LÍNGUA
  • Cultura Digital
  • O uso de ferramentas digitais no ensino de linguas estrangeiras
  • Atividades lúdicas no Ensino
  • O Ensino/Aprendizagem de Língua Estrangeira através dos métodos
  • A DIMENSÃO AFETIVA E O ENSINO/APRENDIZAGEM DE ESPANHOL COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA
  • A importância da motivação no processo de ensino-aprendizagem em língua estrangeira
  • A INFLUÊNCIA DA INTERNET NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LINGUA INGLESA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!