A cultura corporativa e o desempenho empresarial conclu do

Páginas: 14 (3254 palavras) Publicado: 21 de junho de 2015
 A cultura corporativa e o desempenho empresarial

No meio empresarial o termo cultura tem bastante significância, pois é um conjunto de valores e comportamentos seguidos como uma receita de bolo a fim de se manter determinado resultado dentro daquele âmbito. Nem sempre fora dada tanta relevância a esta terminação, apesar de invisivelmente estar impregnado em praticamente todo o círculoempresarial. Em especial a cultura corporativa tem destaque neste conjunto, pois se refere à cultura ideal nas firmas, uma vez que se trata de um conjunto de ensinamentos compartilhados de cima para baixo (como filosofias) a todos os níveis, repassando os valores essenciais a todos os colaboradores e moldando o comportamento desses conforme essas filosofias e a estratégia da empresa.
Apenas no começo dadécada de 80 que foram publicados os primeiros trabalhos a respeito do tema, e apesar de serem um tanto experimentais por ser pioneiros e de conter certas teses radicais, esses se tornaram best sellers nesta época e desencadearam diversos outros com abordagem sobre o assunto. Neste desenrolar que surgiu a obra “A cultura corporativa e o desempenho empresarial” de John P. Kotter e James L. Heskett.O grande diferencial deste livro é no que se trata à comprovação ou desmistificação de teorias através de dados estatísticos colhidos em um período de quatro anos em mais de 200 empresas no que se trata a diversos índices alcançados por estas entre o ano de 1977 e o ano de 1988. Dentro das amostras são reveladas as diferenças da força cultural das firmas, a relação de desempenho dessas, o poderde adaptação à mudança de mercado, alguns exemplos de empresas que deram a volta por cima em meio a crises ou à eminência de uma e a importância de bons líderes para a implementação de uma cultura corporativa de sucesso.
Existiu uma tese defendida dentro dos primeiros trabalhos a respeito da cultura corporativa, no qual se acreditava na força disso como algo fundamental a um desempenho relevanteda firma. Essa teoria foi bastante aclamada e creditada em seu tempo, por mais que isso não tenha sido feito através de um trabalho comprovado por dados que a comprovasse. Apesar da força que essa tenha adquirido, surgiram trabalhos posteriores que confrontaram com esta. Kotter e Heskett buscaram alguma verdade nesta teoria com seu trabalho. Em parte a cultura corporativa tem alguma importânciapara o desempenho empresarial, e isso se comprovou em muitas das empresas analisadas, porém, essa defesa não consegue explicar alguns dados revelados pelas pesquisas de Kotter e Heskett que continham quadros associando a força da cultura, o desempenho pelo crescimento líquido anual, o retorno anual médio sobre o capital e o crescimento anual médio (percentual) do valor das ações.
Nesse trabalhohouve empresas com ótimos índice em todos os quesitos (inclusive no quesito da força da cultura corporativa), por exemplo a Wal-Mart que obteve 1,12 no aspecto cultural (em uma escala decrescente de 1 a 5, o que significaria 9,88 numa escala de 0-10; o maior índice de todas as 207 empresas analisadas); alcançou 139 no desempenho da receita líquida anual no período de 11 anos; o seu retorno médio anualsobre o capital foi de 18,7% e o aumento anual do preço de suas ações foi de 46,67%(valia 50 centavos de dólares em 1977 e passou a valer 31 dólares em 1988). O ótimo desempenho da Wal-Mart e de outras grandes empresas de culturas corporativas fortes reforçaram a tese da importância do poder da cultura, mas não conseguiu justificar como empresas como General Motors (GM), a Protect & Gamble (P&G),a Citcorp, a Goddyear entre outras que possuem culturas relativamente fortes obtiveram desempenhos relativamente fracos. Com a força cultural variando de 1,18 (P&G) a 1,8 (GM) (sendo 1 muito forte e 5 muito fraca) os índices dessas quatro empresas em destaque foram de 9,2(GM) a 18,2(Citicorp) no crescimento da receita líquida anual, no qual para ser considerado um desempenho forte deveriam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética Empresarial e Cultura Corporativa
  • etica empresarial e cultura corporativa
  • cultura corporativa
  • Desempenho empresarial
  • Desempenho empresarial
  • ATPS Direito Empresarial Conclu Da
  • Cultura empresarial
  • cultura empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!