A Cultura Brasileira Reflete Os V Rios Povos Que Constituem A Demografia Desse Pa S Sul

Páginas: 8 (1909 palavras) Publicado: 28 de abril de 2015
As idéias de Karl Marx X Filme “Tempos modernos”

CONTEXTUALIZAÇÃO

O filme retrata a realidade vivenciada à época da sociedade norte-americana, após a crise da “Grande Depressão”. O maior reflexo disso tudo foi sentido pelas camadas mais baixas da população, que encararam a fome, superpopulação, desnutrição e doenças, traduzidas como desmoronamento das esperanças e do desespero pelasobrevivência. 
Outro fator importante que contribui para a historia desse filme foi a Revolução Industrial, que teve como maior conseqüência a substituição do homem pela máquina,principalmente porque o homem passa a assumir um papel de agente de direção, de manobra dos aparelhos.
As ideias contidas no filme: Tempos Modernos, de Charles Chaplin, podemos comparar com as ideias defendidas por filósofoscomo MaxWeber, Karl Marx e Émile Durkheim. O filme focaliza a vida na sociedade industrial caracterizada pelo trabalho na produção das fábricas. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização.
O objeto de análise de Weber que são as ações sociais, a estratificação social, a autoridade; os fatos sociais de Durkhein; a luta de classes, exploração doproletário, capitalismo de Karl Marx podem ser observados neste filme de Charles.

Karl Marx compreende o trabalho como atividade fundante da humanidade. E o trabalho, sendo a centralidade da atividade humana, se desenvolve socialmente, sendo o homem um ser social. Sendo os homens seres sociais, a História, isto é, suas relações de produção e suas relações sociais fundam todo processo de formação dahumanidade. Esta compreensão e concepção do homem são radicalmente revolucionárias em todos os sentidos, pois é a partir dela que Marx irá identificar a alienação do trabalho como a alienação fundante das demais. E com esta base filosófica é que Marx compreende todas as demais ciências, tendo sua compreensão do real influenciado cada dia mais a ciência por sua consistência. 
O filme de Charles Chaplintraz uma série de críticas referentes ao tratamento à classe trabalhadora (o proletariado, em termos da teoria marxista) e aos burgueses (donos dos meios de produção que “exploravam” essa mão-de-obra, que era miserável, que trabalhava muito para cada vez mais aumentar a produtividade nas suas empresas). Cargas horárias extensas, compromisso de estarem produzindo mais e mais, além das condiçõessubumanas em que se encontravam. A luta por melhores salários (que eram baixos), por melhores condições de trabalho (os recintos eram imundos, as máquinas de manuseio perigoso etc.) e por uma carga horária menor, sempre foram uma constante, desde os tempos da Revolução Industrial. Mas o corpo da crítica de Chaplin no filme é com relação a essa exploração, que, nas idéias socialistas, se traduziria,por exemplo, num caso em que um operário trabalha muito para fabricar um automóvel ou eletrodoméstico, mas com o dinheiro que ele, com o suor do seu rosto, ganha no mês, nem poderá comprar o mesmo. Assim, vê-se que a crítica ao modo capitalista nesse fato de justifica. O mesmo ocorre hoje, sem grandes diferenças. De acordo com o conceito de capacidade tecnológica, podemos perceber o quanto sebuscava de inovações para que os trabalhadores mais produzissem sem menor perda de tempo. No filme de Chaplin essa crítica de materializa com o aparecimento de uma engenhoca que fosse usada pelos operários para suas refeições (com certeza, o momento do filme que mais arrancou gargalhada dos espectadores). Com aquela espécie de inovação, que mais deu problemas do que soluções, pode-se perceber apreocupação dos senhores proprietários dessas empresas e fábricas em diminuir o tempo do almoço e utilizar o tempo economizado para que os trabalhadores imediatamente voltassem ao trabalho, com a responsabilidade de aumentarem a produtividade. Naquele período, tinha-se a preocupação, por parte dos proprietários, de sempre buscarem inovações. Seria, nesse momento, uma gota d’água para que o homem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relat Rio De Pa S
  • CULTURA BRASILEIRA DA REGI O SUL
  • Rio grande do sul
  • História do Rio Grande do Sul
  • Cultura e História dos povos indígenas no Mato Grosso do Sul
  • POVOS GUARANI – UM DOS PILARES DE FUNDAÇÃO DO RIO GRANDE DO SUL
  • cultura dos povos, a influencia que as cultura negras,indigenas e europeias sobre a cultura brasileira
  • Demografia Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!