A culpa é das estrelas

Páginas: 21 (5014 palavras) Publicado: 8 de agosto de 2012
ORGANICOS
-O que são
Os alimentos orgânicos são aqueles que utilizam, em todos seus processos de produção, técnicas que respeitam o meio ambiente e visam a qualidade do alimento. Desta forma, não são usados agrotóxicos nem qualquer outro tipo de produto que possa vir a causar algum dano a saúde dos consumidores.
-Principais produtos orgânicos do Brasil
Frutíferas: goiaba, mamão, manga,maracujá, banana, uva, morango e citrus;
Olerículas: alface, couve, tomate, cenoura, agrião e berinjela; Culturas: arroz, soja, milho, trigo, mandioca, cacau, café e cana-de-açúcar;
Produção animal: carne (bovinos e suínos), aves, leite, ovos, peixes e mel;
Extrativismo: palmito, castanha do Brasil, castanha de caju, açaí e babaçu.

-Principais Produtores
Mato Grosso é o estado que possui amaior área cultiva com produtos orgânicos do Brasil. O título só agrega valor à vocação agropecuária do Estado, que é o maior produtor nacional de grãos e fibras em escala comercial. Conforme dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), são 622,85 mil hectares destinados à produção de alimentos produzidos sem o uso de agrotóxicos e adubos de síntese química. Neste nicho demercado consumidor destacam-se a carne bovina e castanha-do-pará. Os dados foram divulgados ontem, pelo Mapa, durante a 8ª Semana dos Alimentos Orgânicos e referem-se à produção do mês de maio. Segundo o levantamento, o Brasil tem uma área de 1,5 milhão de hectares e 11,5 mil unidades de produção controlada ligadas ao sistema produtivo de orgânicos, como fazendas e estabelecimentos de processamento.Destes, 691 estão em Mato Grosso.
Além de Mato Grosso, os estados que possuem as maiores áreas desse tipo de agricultura são Pará (602,6 mil hectares), seguido por Amapá (132,5 mil ha), Rondônia (36,7 mil ha) e Bahia (25,7 mil ha). Em relação à quantidade de unidades de produção controlada, os maiores são Pará (3,3 mil), Rio Grande do Sul (1,2 mil), Piauí (768), São Paulo (741) e Mato Grosso(691). A região Norte (778,8 mil ha e 3,8 mil unidades de produção) é a que possui a maior área dedicada à agricultura orgânica, seguida por Centro-Oeste (650,9 mil ha e 1,1 mil), Nordeste (79,8 mil ha e 2,9 mil), Sul (24,8 mil ha e 2,3 mil) e Sudeste (19,1 mil ha e 1,2 mil).
O ministério pretende divulgar os dados de produtividade a partir do segundo semestre. De acordo com o secretário deDesenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo, Erikson Chandoha, o Mapa está implantando um sistema de gerenciamento onde serão lançadas informações quanto às expectativas de produção. Em Mato Grosso, os produtos orgânicos mais representativos são a carne bovina e a castanha-do-brasil. Já no Pará, destaque para o cacau, dendê, açaí e castanha-do-brasil. Os dados foram levantados pelo Departamento deAgroecologia da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo (SDC) do Mapa.

- Principais Consumidores
O debate sobre os produtos orgânicos e sustentáveis no Brasil está em pauta na Rio + 20, desde a participação do Projeto Organics Brasil até o conhecimento das ações de sustentabilidade nos biomas brasileiros. Desde 2011, temos uma regulamentação própria para produtos orgânicos,uma conquista que começou em 1999 e foi até 2003, quando o então Ministro da Agricultura Roberto Rodrigues deu o primeiro passo para a regulação do setor, publicando a Lei 10.831 de 23/12 2003, instalando a Lei Nacional de Orgânicos. Esta iniciativa se realizou seguindo uma tendência mundial de reconhecimento do setor de orgânicos, do que simplesmente um fado mercadológico ou mais um mercado denicho passageiro.
Atualmente já é considerado como produtos de mercado mainstream, com políticas estratégicas de desenvolvimento econômico e social de países que vêem na agricultura orgânica e familiar um caminho para reduzir a pobreza, criar políticas de desenvolvimento sustentável em todos os níveis da cadeia produtiva, educar consumidores e criar gerações novas de consumidores mais conscientes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Culpa é das Estrelas
  • a culpa é das estrelas
  • A culpa é das estrelas
  • a culpa é das estrelas
  • A culpa e das estrelas
  • A Culpa Das Estrelas
  • A culpa das estrelas
  • A culpa é das estrelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!