A culpa é das Estrelas- PDF

Páginas: 3 (646 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2014
Pauta ou pentagrama é o conjunto de 5 linhas horizontais, paralelas e equidistantes que formam, entre si, 4 espaços, onde são escritas as notas.



A música, como regra geral, é escrita numconjunto de 5 linhas paralelas que chamamos de PAUTA ou PENTAGRAMA. Pauta é o nome do conjunto de linhas utilizado para escrever as notas musicais de uma partitura, no sistema de notação da músicaocidental. Atualmente, a pauta contém 5 linhas e por isso também é chamada às vezes de pentagrama. No início do uso da pauta usava-se apenas uma linha colorida, datada do século IX. Tempos depois outraslinhas foram sendo acrescentadas, o pentagrama que usamos hoje, estabelecido no século XI, foi definitivamente usado a partir do século XVII.São 5 linhas e 4 espaços entre elas. As linhas e espaços sãocontadas de baixo para cima. (Fonte: Bucher, 2003, p.10)

A pauta musical
As pautas surgiram na idade média. Foram aperfeiçoadas por Guido D'Arezzo para representar as alturas das notas musicais, suasdurações e o compasso da música, nos ensinamentos de música e no canto gregoriano. As primeiras pautas tinham uma única linha e eram colocadas sobre a letra da canção. A altura era representada peladistância das notas em relação à linha. Como isso não era muito preciso, o sistema evoluiu gradativamente para uma pauta de quatro linhas, chamada de tetragrama.1


Alleluia in Vigilia NativitatisNo século XV, uma quinta linha foi adicionada e esta configuração é utilizada até hoje.

Os símbolos das notas podem ser escritos sobre cada uma das cinco linhas ou dentro dos quatro espaços dapauta. A altura das notas depende desta posição.

Notas sobre as linhas e espaços
Se precisarmos representar notas mais graves ou agudas do que as nove notas representáveis nas linha ou espaços dopentagrama, utilizam-se linhas e espaços suplementares abaixo ou acima da pauta:

Linhas e espaços suplementares
Para definir qual nota ocupa cada linha ou espaço e a faixa das notas representadas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • a culpa e das estrelas
  • A Culpa é das Estrelas
  • a culpa é das estrelas
  • A culpa é das estrelas
  • a culpa é das estrelas
  • A culpa e das estrelas
  • A Culpa Das Estrelas
  • A culpa das estrelas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!