A Culin Ria Vietnamita

786 palavras 4 páginas
A culinária vietnamita é conhecida pela variedade de pratos vegetarianos, em parte porque a sua evolução ao longo do tempo foi fortemente influenciada por monges budistas, o que a torna uma das dietas preferidas dos vegetarianos de todo o mundo.
Entre os produtos essenciais na alimentação destacam-se o arroz (com) cultivado no sul, normalmente cozido no vapor ou numa panela de pressão, o peixe (ca) de água doce ou salgada. A piscicultura de rio (principalmente o peixe-gato) desenvolve-se no delta do rio Me Kong. Os legumes também são bastante utilizados. O óleo usado é o de amendoim.
O nuoc-mâm, condimento preparado à base de peixe fermentado, é ingrediente indispensável na cozinha vietnamita e é utilizado em vários pratos.
Na culinária vietnamita não há cozimentos complicados. A panela wok ou uma frigideira são suficientes para fazer uma refeição completa.
É comum a utilização de hashis, como na china, para comerem suas refeições.
As sobremesas são bastante variadas, com destaque para as gelatinas aromáticas de algas (ágar-ágar), um caldo quente doce (chá e ovos), creme de arroz com baunilha e coco.

A culinária vietnamita é conhecida pela variedade de pratos vegetarianos devido a influência dos monges budistas.
Pode ser dividida em 3 culinárias regionais : a do Sul (à base de ervas frescas e pratos tropicais bastante elaborados), a do Centro (com tendência a ser mais condimentada, e em que se utiliza muito o pimentão e a pasta de camarão) e a do Norte (bastante parecida com a cozinha chinesa, com o uso frequente de vegetais em conserva em vez de ervas frescas, cogumelos e outros fungos e pimenta preta em vez de pimentão para temperar).
A Xalach Dia (salada de ervas frescas com soja e bambu) é servida como acompanhamento de quase todas as refeições, temperada por quem come. O almoço tipicamente vietnamita é composto por taças de Pho (sopa quente), com pão, soja e de outros vegetais, assim como tiras de galinha, porco ou vaca. Os molhos e condimentos vietnamitas

Relacionados

  • portugues para concursos
    144516 palavras | 579 páginas
  • F S QU MAT E PORT
    194350 palavras | 778 páginas