A Cuirass Bodice na Era Vitoriana e a Sobrecasaca no Dandismo

2255 palavras 10 páginas
A Cuirass Bodice na Era Vitoriana e a Sobrecasaca no Dandismo
Análise e contextualização das peças icônicas em seus respectivos períodos

Sumário
Capa
Sumário
Introdução
Cuirass Bodice na Era Vitoriana
Sobrecasaca no Dandismo
Conclusão
Bibliografia

Introdução

Cuirass Bodice na Era Vitoriana

Com a morte do Rei Albert em 1861, a Inglaterra se viu governada por sua Rainha Vitória. Nos primeiros dez anos após a morte do Rei o país esteve nas mãos do Primeiro Ministro, até que a Rainha volta de seu período de luto para governar o Estado. Neste período a Inglaterra teve seu boom na indústria têxtil e se viu frente à uma grande oferta de produtos no mercado pela primeira vez devido a introdução da máquina à vapor e de todo o maquinário têxtil.
Este período também foi marcado pela Guerra Civil nos EUA, que garantiu à Inglaterra sua predominância no mercado Ocidental. Este fato unido à revolução industrial, à implementação de estradas de ferro e a exploração de minas de carvão garantiu à Inglaterra riqueza e poder no período vitoriano.
Com a volta da Rainha Vitória, o povo adota seu estado de luto e essa reflexão na moda do tempo foi a uma geração de homens e mulheres adeptos do preto, tecidos opacos e sem a exuberância hedônica característica da corte francesa.
Uma das peças icônicas deste período que surgiu no período de luto do povo e também foi um dos motivos que deu fim à este período é a cuirass bodice. Trata-se de uma peça que compunha a parte de cima dos vestidos vitorianos e eram extremamente apertados, na maioria das vezes eram feitas de crepe preto, clássico da Rainha Vitória. Apesar de marcar a silhueta, eles velavam o corpo com suas mangas longas e golas altas e, quando muito, revelavam o busto com decotes quadrados e mangas com certo volume, geralmente para a noite e eventos da corte.
Em 1883 a cuirass bodice apareceu na

Relacionados