a crize economica na zona do euro

334 palavras 2 páginas
O que mudou e deixou de mudar na região nordestina hoje

No filme se observa como é difícil a vida no nordeste brasileiro, a luta diária das pessoas, em busca de uma vida melhor, para sua família, enquanto nos que moramos nas grandes metrópoles, às vezes reclamamos por tão pouco.
Apesar de ter passado alguns anos o nordeste ainda possui problemas sociais, que é a seca que atinge extensas áreas do sertão (região do polígono), levando pobreza, fome e sede. Muitas vezes, as pessoas precisam andar durante horas, sob Sol e calor forte para pegar água, além de tudo suja e contaminada. Com uma alimentação precária e consumo de água de péssima qualidade, os habitantes do sertão nordestino acabam vítimas de muitas doenças. O desemprego nesta região também é muito elevado, provocando o êxodo rural (saída das pessoas do campo em direção as cidades). Muitas habitantes fogem da seca em busca de melhores condições de vida nas cidades.
Então, por sua vez criaram uma ação para diminuir o impacto da seca que são construções de cisternas, açudes e barragens; investimentos em infraestrutura na região; distribuição de água através de carros-pipa em épocas de estiagem para situações de emergência; implantação de um sistema de desenvolvimento sustentável na região, para que as pessoas não necessitem sempre de ações assistencialistas do governo e um incentivo público à agricultura adaptada ao clima e solo da região, com sistemas de irrigação.
Apesar de toda tentativa para que a seca não atinja a região nordestina, ainda não estar fazendo efeito, pois continuamos sempre vendo através da televisão, jornais e internet pessoas que passam por dificuldade em tempo de seca. Contudo, não só os governos precisam tentar melhorar essas secas, mais sim os habitantes da região do nordeste.

Relacionados

  • Anais Do VIII Coloquio Habermas
    264943 palavras | 1060 páginas