A crise na educação

Páginas: 3 (740 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Resenha: A Crise na Educação.


Hannah Arendt nasceu em 1906, em Hannover, na Alemanha, de uma família judia. Cedo ela direcionou seus estudos para a filosofia, passando a se dedicar à ciênciapolítica. Na Universidade de Marburg foi aluna do filósofo Martin Heidegger (1889-1976) com quem manteve uma ligação amorosa que se estendeu por 50 anos – período durante o qual ela foi casada duasvezes e ele uma.
O nazismo levou Arendt a emigrar, em 1933, para Paris, de onde teve novamente de fugir em 1940, indo para Nova York. Naturalizou-se norte-americana em 1951, ano que publicou seu primeirolivro, As origens do Totalitarismo.
Ao adotar uma perspectiva liberal, que não se alinhava com os extremos ideológicos, Arendt construiu um pensamento independente e critico, até mesmo, às vezes, emrelação a grupos com os quais compartilhava idéias, como os sionistas e a esquerda não marxista. Morreu em 1975 em Nova York, onde era professora universitária. (Revista Nova Escola Edição nº. 169Janeiro/Fevereiro de 2004 p.69).


No texto “A crise na Educação”, a autora faz uma análise profunda da educação e a mentalidade americana.
Conforme a autora, no séc. XVII e XIX devido aos EstadosUnidos ter recebido muitos imigrantes fugitivos de guerras ou de conflitos religiosos, o povo americano tem uma idéia de destino manifesto, ou seja , eles acreditavam que tinham uma missão no mundo,talvez por isso, a educação para ela, seja um paradoxo.
Arendt faz uma critica a educação americana, pois eles desprezam o conhecimento e a cultura original dos imigrantes e acumulam a tradição, ouseja, os imigrantes são obrigados a deixar a sua cultura e seguir a tradição americana, segundo a autora isto causa falta de parâmetros.
Para ela existem três pressupostos básicos que provocaram a crisena educação americana, são eles:
As crianças são deixadas na escola desde muito pequena e elas aprendem a viver pela cópia das crianças mais velhas, e no grupo de crianças o mais forte é que dita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A crise na educação
  • A crise na educação
  • Crise na educação
  • Crise na Educação
  • A crise na educacao
  • A Crise de Paradigmas e a Educação
  • A educação em tempos de crise paradigmática:
  • a crise na educacao hannah

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!