A crise do petróleo e suas conseqüências para setor industrial

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 11 de maio de 2011
A crise do petróleo dos anos 70 do séc passado fez com que nossa dívida externa aumentasse exponencialmente, pois passamos a gastar mais para importar essa commodity -na época, a cada 5 barris depetróleo consumidos no Brasil, 4 eram importados. Além disso, a crise foi o estopim de uma inovação industrial muito positiva, a adoção do programa "proálcool", no qual o Brasil foi pioneiro ao utilizaro álcool proveniente da destilação da cana-de-açúcar como

5 barris de petróleo consumidos no Brasil, 4 eram importados. Além disso, a crise foi o estopim de uma inovação industrial muito positiva,a adoção do programa "proálcool", no qual o Brasil foi pioneiro ao utilizar o álcool proveniente da destilação da cana-de-açúcar como combustível, inclusive adaptando os motores dos carros movidos àgasolina para funcionarem com uma mistura de 20% de álcool anidro.

Como será a Petrobras do futuro? Com base nos planos atuais traçados no "Plano Estratégico 2015" e sem precisar fazer vagosexercícios de futurologia, já é possível apontar em algumas direções.

A Petrobras estará posicionada como uma empresa de energia, presente nos mercados mundiais, líder da indústria do petróleo na AméricaLatina, com grande ênfase na prestação de serviços e livre para atuar como empresa internacional.

Mais do que simplesmente guiar a Petrobras através dos caminhos do crescimento e de maioreslucros, o objetivo principal do Plano é consolidar a posição de liderança como uma companhia petrolífera integrada no Brasil.

Em paralelo, a empresa visa aumentar a presença no mercado internacional,tornando-a uma importante companhia regional, com destacado desempenho na oferta global de energia para a América Latina.

Tendo o meio ambiente como ênfase especial, o Plano Estratégico estabelecemetas para que sejam atingidos, em todos os segmentos da indústria do petróleo, os mesmos níveis de excelência já alcançados nas tecnologias de prospecção, exploração e produção de petróleo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A crise suas consequências
  • Crise do Petróleo
  • Crise do Petróleo
  • As crises do petróleo
  • Crise petroleo
  • Crise do petroleo
  • Crise petroleo
  • Crises do Petróleo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!