A crise do imperio e as migrações barbaras

Páginas: 2 (441 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A civilização Romana "A crise do imperio e as migrações barbaras"
De origem discutida, ocupavam uma região chamada Germânia e se subdividiam em vários povos: borgundios, vândalos, francos, saxões,anglos, lombardos, godos e outros.Nos séculos IV e V os principais povos bárbaros se deslocaram em direção ao Império Romano, empurrados pelos Hunos que vinham do oriente, levando pânico e destruiçãoaonde chegavam. Esse processo acabou por precipitar a fragmentação do império, já decadente devido a crise do escravismo e a anarquia militar.
Surgidos com a desintegração do Império Romano doOcidente, os Reinos Romano-Germânicos ou Bárbaros não tiveram a mesma importância nem a mesma duração.Em sua maioria foram Reinos efêmeros, não possuindo organização administrativa eficiente, apesar doempenho de muitos chefes germanos em manter a forma de governo romana.
As populações romanizadas se recusaram a colaborar com os germanos. A língua, a religião, os costumes e, sobretudo, a forma degoverno dos germanos e sua forma de organizar a sociedade, bem diferentes dos da população romana, funcionaram como obstáculos à fusão entre as duas sociedades: a romana e a germânica. Ainda que os chefesbárbaros procurassem evitar choque entre romanos e germanos - até mesmo porque os bárbaros geralmente representavam 5% da população de muitos Reinos - surgiram inúmeros problemas, inclusive pela criaçãode novos obstáculos à fusão, como a adoção do regime da personalidade das leis.

CONCLUSÃO

Depois de tanto crescer, a civilização romana não conseguem mais administrar o império. A maiorpotência do mediterrâneo entra em crise e é tomada por povos julgados por eles incivilizados. Os exércitos bárbaros eram eficientes no combate, devido à experiência guerreira dos soldados que protegiam opróprio Império Romano. Uma estratégia um tanto inteligente: incomporarem-se ao exercito romano como mercenários e mais tarde se usar disso para arrasar o império.
O processo das invasões bárbaras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As migrações barbaras no império romano
  • migrações bárbaras
  • Civilização romana e as migrações bárbaras
  • A Civilizacao Romana e as Migracoes Barbaras
  • a civilizacao romana e as migracoes barbaras
  • A civilizaçao romana e as migraçoes barbaras
  • a civilização romana e as migrações bárbaras
  • Crise dos impérios e abolicionismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!