A CRISE DO FORDISMO E O EMBATE ENTREQUALIFICAÇÃO E Resenha COMPETÊNCIA: CONCEITOS QUE SE EXCLUEM OU QUE SE COMPLEMENTAM?

368 palavras 2 páginas
A CRISE DO FORDISMO E O EMBATE ENTRE QUALIFICAÇÃO E COMPETÊNCIA: CONCEITOS QUE SE EXCLUEM OU QUE SE COMPLEMENTAM?A modernização e a mudança na mentalidade do trabalhador provocaram debates sobre as adequações quanto aos novos conhecimentos e qualificações. No Brasil ainda é forte a existência de trabalho desqualificado, sendo que este é transferido para as pequenas empresas.
Uma das discussões é realizada por Georges Friedman que discorre que o trabalhador adquire sua qualificação a partir do trabalho executado. Ele, em um estudo, em conjunto com Reynaud, definem a qualificação como competência técnica, como uma situação dentro da escala de prestigio, na frequência das qualidades requisitadas, e na responsabilidade dentro da produção.
Para Pierre Naville a qualificação é um processo autônomo, não dependendo do trabalho executado. O conceito do estudioso é reafirmado por Pierre Role, Pierre Tripier e Mateo Alaluf, que afirmam que fatores como escolaridade, salário, entre outros, afetam na qualificação do trabalhador. A qualificação passa a ser vista como competência, onde dá-se ênfase a polivalência; o trabalhador que deixa de fazer apenas o que lhe é mandado, e consegue lidar com as imprevisibilidades do trabalho. A competência só pode ser realizada em conjunto com a ação, através da técnicas pré-estabelecidas que podem ser adaptadas.
De acorde com as discussões apresentadas e com a obrigação da readaptação do trabalhador ao mundo moderno, pode-se afirmar que não basta ser qualificado, tem-se que ser competente para executar tais qualificações. O conceito de qualificação pode ser percebido também no modelo Taylorista, onde pós-guerra, o trabalho francês tenta reconstruir seu país.
A partir de estudos de Zarifian, enfatize-se que o foco não é somente na bagagem do conhecimento, mas também na autonomia, através do reconhecimento das empresas por seu empregados.
Essa discussão demonstra a valorização individual do trabalhador, que ao atribuir qualificação e

Relacionados