A crise da água

Páginas: 6 (1499 palavras) Publicado: 24 de junho de 2011
Água pacto azul – A crise global da água e a batalha pelo controle da água potável no mundo, de Maude Barlow, editora M. Books, 2009, 200 págs. R$ 49,00.
A água no século 21 – Enfrentando a escassez, de José Galizia Tundisi, Rima editora e instituto internacional de ecologia, 2003, 248 págs. R$ 38,90.
A água tem fundamental importância para a manutenção da vida no planeta, e, portanto, falar darelevância sobre o conhecimento sobre a água, em suas diversas dimensões, é falar da sobrevivência da espécie humana, da conservação e do equilíbrio da biodiversidade e das relações de dependência entre seres vivos e ambientes naturais.
A presença ou ausência de água escreve a história, cria culturas e hábitos, determina a ocupação de territórios, vence batalhas, extingue e dá vida às espécies,determina o futuro de gerações. Nosso planeta não teria se transformado em ambiente apropriado para a vida sem água.
Em condição privilegiada, deu possibilidade às espécies de evoluírem e ao homem de existir e habitar este planeta. Ao longo de milhares de anos, nossa espécie ocupou territórios, cresceu e desenvolveu com base nesse bem natural tão importante e valioso que é a água. No entanto,ao longo da história, modificações aconteceram na relação do homem com a natureza e, por conseqüência, na sua relação com a água.
Na sociedade em que vivemos, a água passou a ser vista como recurso hídrico e não mais como bem natural disponível para a existência humana e das demais espécies. Passamos a usá-la indiscriminadamente, encontrando sempre novos usos, sem avaliar as conseqüênciasambientais em relação à quantidade e qualidade da água.
Isto, somado ao aumento populacional em escala mundial, aumentou a escassez em determinadas regiões do planeta, especialmente por fatores ligados à ocupação do solo, à poluição e contaminação dos corpos de águas superficiais e subterrâneos.
A crise da água pode ser embasada sobre vários aspectos – sociais, econômicos, culturais, tecnológicos eambientais – retratados no aumento da pobreza, na falta de saneamento básico, na poluição dos rios e aqüíferos, na derrubada das matas, na expansão agropecuária, na urbanização e industrialização, na ocupação das áreas de mananciais, na má gestão de recursos hídricos disponíveis.
O primeiro livro aqui apresentado aborda uma crise ambiental, que em conjunto com o aquecimento global, apresenta uma dasameaças mais graves à nossa sobrevivência. Maude Barlow discute de maneira oportuna e importante a situação da água no mundo.
O segundo livro apresenta os problemas de recursos hídricos mesclando a tradicional descrição do conhecimento básico com a realidade prática em que a interdisciplinaridade dos diferentes enfoques é essencial. Tundisi apresenta e discute processos críticos que envolvem aação do homem sobre o ciclo hidrológico terrestre e a necessidade de uma gestão integrada e adaptativa de bacias hidrográficas.
Os principais pontos a serem analisados e discutidos sobre as obras serão apontados em tópicos para uma melhor compreensão de suas características.
“Água Pacto Azul”
* O mundo está ficando sem água doce. Não é apenas uma questão de encontrar dinheiro para salvar osdois bilhões de pessoas que moram em regiões do mundo que apresentam estresse hídrico. A humanidade está poluindo, desviando e esgotando as fontes finitas de água da Terra, em um ritmo perigoso que aumenta constantemente. O uso excessivo e o deslocamento da água são o equivalente, em terra, às emissões de gases de efeito estufa e, provavelmente, uma das causas mais importantes da mudançaclimática.
* A cada dia mais e mais pessoas estão vivendo sem acesso água limpa. À medida que a crise ecológica se aprofunda, a crise humana também o faz. O número de crianças mortas devido à água suja supera o número de mortes por guerra, malária, AIDS e acidentes de trânsito. A crise global da água se tornou um símbolo muito poderoso da crescente desigualdade no mundo. Enquanto os ricos bebem água...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • crise da agua
  • Crise da água
  • crise da água
  • Crise da água
  • crise da agua
  • crise da agua
  • Crise da Água
  • a crise da agua

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!