A CRIMINALIDADE NO CONTEXTO SOCIAL: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA

321 palavras 2 páginas
O presente trabalho tem por objetivo discutir a crescente criminalidade que vem ocorrendo na sociedade e a ineficácia do poder Estatal, tendo em vista o aumento significativo de crimes que assolam a população, de forma direta nas relações interpessoais e comerciais em âmbito geral.
Busca também, refletir sobre as formas de minimizar a ação criminosa, evidenciando o papel do Direito Penal, a demonstrar a relevância do tema acerca da Segurança Pública dos cidadãos no contexto social.

Palavras-chave: Segurança Pública, criminalidade, EAD, Direito Penal, sociedade.

INTRODUÇÃO

Esse trabalho delimita-se a problemática da crescente criminalidade no contexto social, nos diversos meios, tendo como objetivo discutir o aumento acelerado da criminalidade, muitas vezes em decorrência da ineficiência do poder estatal.
Em que pese à falta da infraestrutura adequada para combater o crime, a sociedade tornou-se refém, a ponto de defender-se como pode, como altos muros e cercas elétricas, câmeras de vigilância, cães treinados, segurança pessoal, entre outros subsídios que procuram para buscar alguma segurança, pois bem sabem que apesar de todas essas estratégias pouco resolvem, ou minimizam a criminalidade.
O que se percebe que os meios utilizando pelo aparato policial, pouco tem contribuído para diminuir os crimes na sociedade, embora haja uma busca incessante de combater a criminalidade como as medidas de inclusão social, do policiamento nas ruas, do endurecimento das normas, no intuito de impedir ações criminosas.
Nessa esteira, a necessidade de combater a criminalidade se justifica em razão a natureza humana, o qual está inserido a essência do ser.
O presente trabalho ressalta a necessidade de amenizar a ação criminosa e consequentemente os crimes praticados pelos indivíduos que não temem a lei, evidenciando o direito penal no sistema processual brasileiro, a demonstrar reflexos negativos do aumento da

Relacionados