A criatividade na educação

Páginas: 13 (3077 palavras) Publicado: 9 de abril de 2011
Psicologia social aplicada à educação

A criatividade na educação

Docentes: Ana Paula Caetano, Carolina Carvalho
Discentes: André Robalo, Carolina Silva, Tânia Leal

Resumo

A criatividade é um conceito estudado pela psicologia social no entanto, é um conceito que possui várias definições. Vários autores como Amabile, Csikszentmihalyi, Sternberg e Lubart estudaram este conceito e o modode desenvolver a criatividade nos indivíduos.
Mas será que a criatividade é importante na educação? Vários autores afirmam que sim e que é possível desenvolver a criatividade nos alunos e nos professores de modo a melhorar as aprendizagens.
Summary
Creativity is a concept studied by social psychology, however, is a concept that has many definitions. Several authors such as Amabile,Csikszentmihalyi, Sternberg and Lubart studied this concept and how to develop creativity in individuals.
But is creativity important in education? Several authors argue that it is and it is possible to develop creativity in students and teachers to improve their learning.

Palavras-chave: criatividade, educação, formação, aprender, desenvolvimento
Keywords: creativity, education, training, learning,development

Introdução

No âmbito da unidade curricular Psicologia Social aplicada à educação um dos temas abordados é a criatividade. Este é um conceito que coloca algumas questões como o que é a criatividade, se todos somos criativos ou não e se é possível desenvolver a criatividade nos indivíduos.
O tema que nos concedido para trabalhar foi mesmo este, a criatividade. Durante este trabalhotentámos esclarecer afinal o que é a criatividade e quais são as perspectivas de vários teóricos sobre este assunto.
Ao falarmos sobre a criatividade e tendo em conta que estamos no curso de Ciências da Educação, devemos pensar também se a educação está relacionada com a criatividade. Este trabalho aborda essa ligação e demonstramos como é que os professores poderiam desenvolver a criatividade nosalunos e que barreiras a criatividade enfrenta. Na nossa opinião, é necessário que se desenvolva e fomente a criatividade para que haja desenvolvimento social e inovação.

Criatividade

O que é a criatividade? Como se manifesta? Uma pessoa criativa é-o sempre? Como se pode desenvolver e estimular a criatividade? Até aos anos 70, a compreensão da criatividade centrava-se unicamente nascaracterísticas da pessoa criativa e no desenvolvimento e fomento da expressão criativa. A partir dos anos 80, começou-se a pensar a criatividade como o resultado de diversos factores que envolvem os indivíduos criativos. Factores como o contexto, a sociedade, a cultura e a história passaram a ser relevantes para o desenvolvimento da criatividade.
A definição do conceito criatividade é algo difícil enão uma única definição. Existem autores que consideram que a criatividade é uma condição humana, a pessoa nasce criativa e cria por necessidade. Outros autores consideram que a criatividade não é algo que se cria através do vazio mas algo que surge com base nos conhecimentos que a pessoa possui.
Para o desenvolvimento da criatividade é necessária uma motivação que se prende pela satisfação einteresse por uma tarefa e que levam ao desenvolvimento de competências criativas, os conhecimentos num domínio que podem incluir as técnicas experiência e o talento, e ainda, as competências criativas que envolvem o estilo de trabalho, o estilo cognitivo, os conhecimentos heurísticos e os próprios traços de personalidade.
Esta ideia surge do modelo componencial de Amabile que veio provar que acriatividade não é uma qualidade das pessoas mas um processo complexo de interacção de vários factores pessoais e sociais.

A teoria do investimento criativo de Sternberg e Lubart defende que é necessário investir em ideias que tenham potencial de desenvolvimento, este investimento aplica-se não só na pessoa criativa mas também em termos sociais. Esta teoria afirma que para que haja investimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Criatividade na educação
  • Criatividade na Educação
  • ATPS Arte, criatividade e educação
  • Imaginação e criatividade na educação infantil
  • Criatividade nas aulas de educação física
  • Teoria da educação e criatividade
  • criatividade nas aulas de educação fisica
  • criatividade e educação musical

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!