A CRIAN A SUPERTODADA

370 palavras 2 páginas
A CRIANÇA SUPERTODADA: CONCEITO, DIAGNOSTOCIO E EDUCAÇÃO

A educação para superdotados é um tipo de educação especial destinado a crianças e adolescentes com habilidades cognitivas significativamente acima da média. Os superdotados se diferenciam das demais crianças devido ao seu talento bem desenvolvido, necessitando assim de uma atenção especial, para valorização de seu potencial.
A educação da criança superdotada é metodológica e convém distinguir os aspectos característicos internos e externos á escola.
A relação de aprendizado e desenvolvimento surge desde o nascimento da criança e a acompanha durante toda a sua vida. A partir do momento que acriança nasce, ela estabelece uma relação com o mundo que a cerca, e através deste ambiente e dos estímulos provocados pelo mesmo, ela conseguirá aprender conceitos e significados que contribuirão para o seu desenvolvimento. O aprendizado proporciona o desenvolvimento e a reconstrução da experiência e significados.
A aprendizagem cognitiva é aquela que cujo processamento predominam os elementos de natureza intelectual, tais como a percepção, raciocínio, memória etc. Assim, o conhecimento das causas da independência do Brasil, a aplicação de um teorema da solução de um problema matemático, a data da descoberta da América etc. constituem uma aprendizagem o tipo ideativo, pois vão envolver, especialmente, a utilização de processos intelectuais, ou cognitivos.
Piaget e Vygotsky contribuem até hoje para as pesquisas relacionadas àeducação, e não poderia ser diferente quanto às crianças com altas habilidades. Para Vygotsky, o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, portanto esteé um processo integrado que ocorre antes mesmo da criança frequentar a escola.
O conceito de inteligência é algo muito relativo, dependendo muito do ambiente social onde os indivíduos estão inseridos, para Vygotsky “culturas diversas optam por práticas diversas”.

Segundo Winner, as crianças superdotadas não são apenas mais rápidas do que as

Relacionados