A criança e a televisão

Páginas: 4 (865 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2013
A criança e a televisão.

Nós seres humanos, indivíduos de uma sociedade, somos uma produção histórica-social, pois somos formados por diferentes instituições sociais, (VYGOTSKY, 1998). Essasinstituições sociais são: escola, família, igreja, trabalho, mídia, etc, todas elas influenciam o sujeito, ou seja, são formas de produzir subjetividades.
Em particular quero dissertar sobre uma dasformas de subjetivação , que é, a mídia, para ser mais exato, irei focar na relação entre a televisão e a criança. Usarei como subsídio a minha própria experiência, a observação que fiz de criançaspróximas a mim e leituras referentes ao assunto, como por exemplo, o artigo feito pela professora doutora Rosa Maria Bueno Fischer: Mídia, máquinas de imagens e práticas pedagógicas e a monografia defendidapela aluna Alessandra da Costa Abreu, com o tema: “A infância e os desenhos animados: Um diálogo com a subjetividade da criança na Educação Infantil”, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Faculdade de Formação de Professores- UERJ/FFP.
A mídia, em especial a televisão, tem um grande valor influenciador na formação dos sujeitos na contemporaneidade, pois isso acontece, pelo fato de que ascrianças já “nascem” assistindo-a. Essa prática pode ser exemplificada quando a televisão é usada como “babá eletrônica”, ou seja, pais deixam seus filhos se “entretendo” com o aparelho e fazem suasatividades cotidianas, como por exemplo: arrumar a casa, fazer a comida, atender ao telefone, etc. Essa influência acontece pelo fato de que o ser infantil está em formação como sujeito, ou seja,recebendo “informações” que vão sendo constituídos pelo social, cultural e econômico no qual a criança está inserida. Esse tipo de subjetivação dominado pela mídia, a televisão sobretudo, é muito criticadonos tempos atuais , pois a sua força de subjetivação é muito forte nos indivíduos, principalmente nas crianças, como foi dito anteriormente. Essas críticas na maioria das vezes são: as programações...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças, televisão e educação
  • Como fazer televisão para crianças
  • Como fazer televisão de qualidade para crianças
  • A influencia da televisão sobre a educação das crianças
  • Conferência: como fazer televisão de qualidade para crianças
  • MÍDIA E EDUCAÇÃO: O QUE AS CRIANÇAS APRENDEM COM A TELEVISÃO
  • Qual o papel da televisão na formação dos processos de aprendizagem das crianças
  • A Criança como influenciadora no consumo familiar através da televisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!