A criança na fase inicial da escrita

Páginas: 20 (4893 palavras) Publicado: 15 de novembro de 2011
2 A HISTÓRIA DA ESCRITA

Falar sobre o que é a “escrita”, parece simples, mas na realidade esta, como muitas das invenções do gênio humano, pode ser considerada como o aprimoramento de algo que já era anteriormente conhecido. Infelizmente não conhecemos o nome de nenhum dos autores das reformas mais importantes na história da escrita, seus nomes como de tantos outros homens,responsáveis por melhorias essenciais da vida humana perderam-se para sempre no anonimato da Antiguidade.

A escrita é considerada um marco de passagem da pré-história para a história, pois é a partir do registro escrito que se recompõe a forma de vida de um povo em uma determinada época. O homem através dos tempos vem buscando comunicar-se com gestos, expressões e com a fala. A escrita tem origem nomomento em que o homem aprende a comunicar seus pensamentos e sentimentos por meio de signos. Signos que sejam compreensíveis por outros homens que possuem ideias sobre esse sistema de comunicação.

Podemos dizer que a pintura foi um antecedente da escrita. A pintura era inicialmente dirigida por um impulso estético. À medida que os desenhos passam a transmitir, a comunicar fatos e ideias, osaspectos artísticos deixam de serem os mais relevantes. A pintura, os desenhos passam a ser utilizados como símbolos, como auxílio para identificar uma pessoa ou objeto. O homem passa a fazer registros para a posteridade usando símbolos semelhantes aos usados por outros homens, empregados com o auxílio da memória. Deindividual, o símbolo adquire característica social, e isto constitui fator fundamentalpara o desenvolvimento da escrita.
A escrita inicia-se na Suméria por volta de 3.100 a.C. Esse país existia onde existe hoje o Irã e o Iraque, numa região chamada Mesopotâmia, entre os rios Tigres e Eufrates. A história da escrita têm três fases distintas: apictórica, a ideográfica e a alfabética.
A fase pictórica é caracterizada pela escrita através de desenhos ou pictogramas,os pictogramas não estão associados a um som, mas à imagem do que se quer representar. Utilizando-se dos pictogramas, o homem primitivo registrou nas rochas muitos pedaços de sua vida, o que os permite hoje ter uma pequena ideia de como era a vida naquele tempo e sobre algumas preocupações centrais de nossos antepassados. A fase ideográfica se caracteriza pela escrita através dedesenhos especiais, chamados ideogramas. Nesta fase os sinais continuaram tendo a função de representar objetos, porém, não mais o objeto em si, e sim a ideia que se fazia dele. Segundo Morais (1997, p.14) apud Neuzi (2006, p.25);

Esta simplificação da grafia do objeto a ser representado torna a escrita mais rápida, mas, emcontrapartida, torna-se mais abstrata e menos direta, poisse afastaconsideravelmente da representação fiel do objeto. Quando alguém se depara com o esquema de uma cabeça com dois chifres “ler” tanto a palavra boi, como “vaca”, ou “cabra”,etc.Para que não existam várias leituras há necessidade de que alguém que já domine o código escrito o ensine a quem ainda não o domine.
As letras do nosso alfabeto vieram dessa evolução. Foi com base no sistema de escritaideográfico que o homem chegou pela primeira vez à representação dos sons que compunham as palavras. E foi com base na análise da palavra enquanto sequência linguística que se pode chegar à escrita alfabética. Pois nesse sistema de escrita a palavra falada é analisada através dos fonemas e atribui-seuma letra ou sinal, para cada fonema, respeitando-se a ordem dos segmentos sonoros das palavras.
Asescritas ideográficas mais importantes são a egípcia (ou hieroglífica),a mesopotâmica(suméria),as escritas da região do mar Egeu(por exemplo, a cretense)e a chinesa(de onde provém a escrita japonesa.
A escrita, até chegar aos sistemas alfabéticos atualmente utilizados, passou por um longo processo de evolução, com inúmeras mudanças e transformações. Essa evolução foi marcada pelo surgimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CRIANÇA NA FASE INICIAL DA ESCRITA
  • A criança na fase inicial da escrita
  • A criança na fase inicial da escrita
  • Resenha a criança na fase inicial da escrita
  • as fases das escritas na serieis iniciais
  • A CRIAN A NA FASE INICIAL DA ESCRITA
  • Resenha do livro: A criança na fase inicial da escrita: A alfabetização como processo discursivo,
  • o processo da leitura e da escrita na fase inicial da escolarização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!