A criança frente à escrita

Páginas: 3 (662 palavras) Publicado: 17 de março de 2013
A criança frente à escrita



Acreditava-se que para a criança apender a ler e escrever, a percepção tinha o papel mais importante, era suficiente. A criança, dentro desta concepção,deveria incorporar um objeto exterior – a língua escrita – fazendo uso dos órgãos da percepção, ou seja, olhos = letra, ouvidos = som.
Porém, estudos recentes chegaram a conclusão de que não é bemassim, a percepção não fica restrita a um registro passivo de estímulos exteriores, ela é resultado de da reorganização do conhecimento diante de um novo estímulo, ou seja, a percepção depende deexperiências anteriores.
Perceber é reencontrar alguma coisa que já se teve experiência. Portanto, o processo de aprendizagem é composto de momentos de experiências, momentos de sistematização,voltados para observação, comparação, dedução, etc.
Nesta fase, o papel do professor é fazer com que o aprendizado seja significativo para que a criança possa se apropriar do conhecimento. Nasatividades de sistematização, o professor deve ser rápido, explicando, informando, mostrando e corrigindo.
Assim, a criança aprende a ler sozinha, sendo o professor e a escola somente facilitadoresdeste processo, proporcionando-lhe oportunidades e materiais que lhe dê suporte.
E este suporte do professor e da escola torna-se fundamental principalmente para aquelas crianças que nãotiveram experiências com ambientes facilitadores da leitura em casa ou na sociedade. É necessário que este trabalho seja realizado com todas as crianças para evitar desigualdade social.




Nem tudoque parece é


Muitos professores ainda utilizam os métodos tradicionais ao ensinar a criança a ler, porém nestes métodos a criança não está de fato aprendendo e sim somente decorando. Assim, acriança conseguirá ler os textos da cartilha, mas terá dificuldades ao fazer os exercícios de fixação, principalmente quando se tratar de separação silábica.
Mas neste caso, a criança já está...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O impacto da criança frente à hospitalização
  • Criança frente a morte
  • A criança na fase inicial da escrita
  • A criança na fase inicial da escrita
  • A entrada da criança no mundo da escrita
  • Hipóteses da escrita da criança
  • Como ensinar escrita cursiva às crianças
  • O Desenvolvimento da Escrita na Criança

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!