A criação do tapajós ii

Páginas: 18 (4351 palavras) Publicado: 11 de outubro de 2011
A CRIAÇÃO DO TAPAJÓS II
A CRIAÇÃO DA NOVA UNIDADE FEDERATIVA NO BRASIL

DJALMIRA DE SÁ ALMEIDA
Resumo: Textos produzidos em sala de aula pelos alunos e alunas do Curso Técnico Médio Integrado em Edificações TE- 6 do IFPA – Campus de Itaituba, do Projeto Interdisciplinar de Ensino - Aprendizagem de Dissertação, no eixo básico da Produção de Textos, na disciplina de Língua Portuguesa mediantea Abordagem Técnico Instrumental, no segundo semestre deste ano letivo de 2011. A proposta está fundamentada no sócio-interacionismo, leitura e discussão acerca da legislação sobre a criação de novos estados e relatórios da Viabilidade de criação do estado do Tapajós de políticos da região norte. As atividades desenvolvidas envolvem a as técnicas de elaboração do texto dissertativo argumentativo,apresentação de slides, debate, eleição prévia na sala de aula, crítica e argumentação do texto para divulgação das ideias. Os 16 alunos participantes que concordaram em divulgar suas opiniões foram: Sidvane de Sousa Albino, Lívia Sára Soares de Sousa, Karolliny Karen R. da Silva, Darielme Carvalho, Gabriela da Costa Fegueredo, Dyoliane Paz de Souza, Idegildo de Miranda Nascimento, Ianca dosSantos Lira, Sâmia de Sousa Oliveira,Sabrina Winck Soranso, Amanda Gonçalves Bento, Amanda Lopes Amorim, Gilmara Rodrigues Barbosa, Lana Carvalho Farias, Suene Riley Guimarães da Silva, Karen Larissa Costa da Silva.

DIVIDIR PARA CONQUISTAR?
SIDVANE DE SOUSA ALBINO – TE (5)
O Estado do Pará é o 2º maior estado brasileiro em extensão territorial, no entanto, possui uma das menores densidadesdemográficas do Brasil, perdendo apenas para o Estado do Amazonas.
Devido à enorme extensão do Pará e das distâncias, muitas cidades ficam sem uma devida assistência do governo estadual, assim para solucionar tais problemas elaborou-se um projeto de divisão do estado, no qual o Pará poderá ser dividido em três estados: Estado do Tapajós, Estado do Carajás e Estado do Pará, visando em síntese aumentara representatividade política e alavancar o desenvolvimento da região. No entanto, essa é a melhor solução? Essa é a única e inevitável solução?
O Estado do Tapajós compreenderia todo o oeste e parte do sudoeste do atual estado do Pará, com municípios como Altamira, Itaituba, Trairão, Rurópolis e Santarém entre outros. As principais atividades econômicas desenvolvidas no oeste do Pará (local doEstado do Tapajós, almejado por vários tapajônicos) são agricultura principalmente familiar, pecuária, mineração e em pequena escala turismo.
No entanto, o avanço na pecuária não é uma solução ambientalmente viável, pois motivará ainda mais a destruição dos ecossistemas da região, além do mais cerca de 80% do território do novo estado é formada por parques nacionais, flonas e áreas depreservação. Percebe-se também que a agricultura em larga escala não é viável, é um “assassinato” aos ecossistemas dessas áreas.
Um exemplo claro de que separar nem sempre é a melhor solução tal como o atual estado do Tocantins, não se fala muito de seu “desenvolvimento”, hoje ele é basicamente um estado dormitório. Os problemas de povoamento descontrolado da Amazônia podem trazer consequências enormes aela. Veja a construção de Brasília, é um exemplo claro de migração e povoamento sem planejamento, hoje se observam várias mazelas sociais e muitas cidades satélites. Ficam então as perguntas: se na época do ouro, o município de Itaituba sofreu com a forte migração em que a população mais que dobrou, com a criação do novo estado quanto irá sofrer? Ela está preparada para isso? E a identidade do povo,sua cultura, quais os efeitos nela?
Quanto à questão da representatividade política, pode-se observar que é comum os eleitores elegerem candidatos de outros municípios e até da região metropolitana, esquecendo-se dos seus representantes locais. Por que esperar o estado ser dividido para eleger candidatos locais? E estes representantes, estão realmente representando o povo? Tal realidade é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A criação do tapajós iv
  • A criação do tapajós iii
  • O estado do tapajós: os prós e contra de sua criação
  • A divisão do estado do pará e a criação de tapajós e carajás
  • ARTE E PROCESSOS DE CRIAÇÃO II
  • Flona tapajós
  • As amazonas do tapajós
  • Complexo tapajós

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!