A cosmovisão cristã versus cosmovisão secular

Páginas: 44 (10807 palavras) Publicado: 22 de maio de 2012
A COSMOVISÃO CRISTÃ VERSUS COSMOVISÃO SECULAR

COSMOVISÃO CRISTÃ

VERSUS COSMOVISÃO SECULAR

INTRODUÇÃO

É para mim uma assumida honra poder compartilhar convosco alguns pensamentos sobre este assunto, que considero encerrar aspectos pertinentes e relevantes para cada homem e mulher, que se deixa interpelar pelas questões respeitantes ao sentido e propósito daquilo que acontece à suavolta, bem como em relação ao sentido e propósito da sua própria existência. Todos os que procuram encontrar uma estrutura de pensamento que ilumine a história, tanto no que concerne ao que fica para trás de nós, como ao que diante de nós se posiciona.

Convém adiantar que esta conferência tem um perfil claramente religioso, sobretudo porque, quando pensamos numa cosmovisão, estamos a pensar no queserve de ligação entre as várias partes do que concerne ao homem como um todo e à sua história. Não se trata de uma conferência de cariz científico, técnico ou filosófico, mas, isso sim, espiritual. Neste sentido oramos a Deus para que ilumine o nosso entendimento, para que compreendamos alguns dos aspectos fulcrais da revelação que encontramos na Bíblia.

Faço a apresentação desta conferênciausando a leitura como base de exposição em face do tempo disponível, do assunto versado e da tentativa de manter um linha de rumo definida sem fugir demasiado em divagações.

Ainda como introdução convém acrescentar que consideramos a Bíblia como a fonte de informação essencial para a temática que aqui abordamos. A Bíblia dispensa qualquer tipo de introdução, mas perdoem-nos adiantar que pelassuas características, nem sempre tidas em devida consideração, deveria ter um espaço bem maior na atenção de cada um de nós. Foi ainda, na semana passada, que lia, a respeito da disseminação deste livro ímpar, o seguinte, e não resisto a fazer a citação, porque está directamente ligada à língua portuguesa:

“As editoras que produzem Bíblias no Brasil chegam ao fim do ano (1998) contabilizando maisde 8 milhões de unidades produzidas e distribuídas. (...) Há pouco mais de 10 anos, o Brasil situava-se em terceiro lugar atrás dos EUA e da China.”

A estatística de edição e distribuição da Bíblia é francamente estonteante. Depoimentos de todos os quadrantes em torno da Bíblia, certamente nos dão um forte incentivo de como deve ser tida em alta consideração, na meditação sobre o que concerneà nossa situação humana. Permitam-me nesta introdução apenas dois ou três destes depoimentos:

“A Bíblia é a glória imortal da humanidade. (Dr. António José D’Almeida; médico, escritor, e estadista português – grande orador republicano 1866-1929).

“Para o povo ser livre, é necessário que seja religioso e honesto; não que seja crédulo. Para que ele seja religioso e honesto é necessário queconheça as doutrinas das Escrituras Sagradas.” (Alexandre Herculano; historiador, romancista e poeta português – 1810-1878).

“Em regra, a leitura da Bíblia, quando feita com as devidas disposições de espírito, é hábito que dá lugar a todas as virtudes cristãs, sendo a mais eficiente força formadora do carácter que se conhece.” (Joaquim António de Aguiar – natural de Coimbra, estadista português –1792-1874). (3)

Ela é única na sua coerência, na sua circulação, na sua tradução, na sua sobrevivência e nos seus ensinos. Concordamos com um comentário de um professor universitário que disse:

“Se você for uma pessoa inteligente, você lerá aquele livro que tem atraído a atenção mais do que qualquer outro, isso se você estiver buscando a verdade.” (1)

Apesar dos milénios que sobre ela pesanão está de modo algum desactualizada.

1. O CRISTIANISMO SEGUNDO OS EVANGELHOS E DE FORMA MAIS AMPLA ATRAVÉS DE TODA A BÍBLIA, É PORTADOR DE UMA COSMOVISÃO

Existe no texto bíblico uma arquitectura do pensamento e da acção de Deus directamente relacionada com a história do homem que se encaixa perfeitamente no que se entende por cosmovisão.

Não são várias as cosmovisões que ali...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cosmovisão Cristã
  • Cosmovisão cristã biblico
  • A cosmovisão cristã e as artes.
  • o natal e a cosmovisao crista
  • Cosmovisão
  • cosmovisão
  • Cosmovisão
  • Cosmovisão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!