a corrupisaõ no brasil

381 palavras 2 páginas
A corrupção no Brasil
Durante todo o processo de formação cultural do povo brasileiro, o trabalho nunca foi considerado uma atividade digna, a riqueza, mesmo ilícita era a grande nobreza e a comprovação da superioridade.
No período colonial, o trabalho para o português recém-chegado toma-se um ato ignóbil, explorar o bugre e o negro é a maneira de se viver numa terra nova, onde a “esperteza” de sempre tirar lucros e ganhar, mesmo através da trapaça, é considerada uma virtude.
No império e na república oligárquica, a história se repete e sempre está a favor de uma aristocracia, que desrespeita a condição humana, com suas atitudes nepóticas e de extrema fraternalidade entre os iguais mineiros e paulistas.
Nos períodos seguintes, a rede de corruptos se mostra e toma contorno urbanos, onde a população adquire maior intelectualidade e passa a exigir um maior respeito e que pelo menos se disfarcem os roubos contra nossa população de miseráveis e condicionados.
Já cansada pelos quinhentos anos de “falcatruas” justificadas e pela explosão de novas “bombas”, a cada dia a população apercebe-se. em fim, do maquiavelismo político e rejeita as soluções prontas e maternais da pátria mãe gentil.
Esperamos que, nos próximos anos, a política brasileira tome-se mais séria, rejeite o dito maquiavélico e trate o trabalho como um meio de ascensão e de dignificação do homem e não como um ato oprobriante.
Tiago Barbosa
Share on facebookShare on printShare on gmailShare on favoritesMore Sharing ServicesMais...
Leia Também
+ Lidos
1.
Discurso Direto e Indireto
2.
Redação: o método da psicografia
3.
Como Sintetizar um Texto
4.
Coesão e Coerência
5.
Rascunho, O Vestibular

Concurso

Artigos

Assuntos

Cursos

Biografias
Profissões
Resumos Lit.
Simulados
Videoaulas
Autores
Noticias

Downloads

Livros
Contato
Webmail
Artigos do Mesmo Autor
Termos

Relacionados