A corrupção do gênero humano na ética pós-moderna e a resposta da teologia reformada.

Páginas: 5 (1073 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
SEMINÁRIO TEOLÓGICO PRESBITERIANO
“REV. DENOEL NICODEMOS ELLER”

RÔMULO SCHADE BARCELLOS

PROJETO DE MONOGRAFIA

Apresentado (a) ao Seminário TPRDNE como parte dos requisitos da disciplina de MON 1
Professor: Rev. Sebastião Guimarães

Belo Horizonte
2010

I. Título:
A Corrupção do gênero humano na ética pós-moderna e a resposta da Teologia Reformada.

II. Tema:
???????III. Justificativa:
O antropocentrismo tem sido um grande adversário da fé cristã desde sempre. Atualmente esta discussão continua e está muito em evidência. O homem tem buscado se tornar o centro de todas as coisas. Dentre muitas questões que o antropocentrismo levanta, uma delas é o fato do gênero humano se considerar infalível, e, por conseguinte, não carecedor da graça regeneradora deDeus. As Escrituras são enfáticas ao relatarem que o homem é totalmente depravado e, por isso, totalmente carente de regeneração.
Este assunto é extremamente atual. Na verdade, com o advento das ciências humanas, nunca este assunto esteve tão em voga como agora. Tendo isso em vista, acredito ser necessário levantar esta questão, uma vez que a igreja não pode se deixar levar por sofismas, que aafasta da realidade sobre o homem expressa nas Escrituras. Este trabalho, então, serve como um alerta, porque visa demonstrar que as correntes humanistas estão na contramão da realidade quando define o homem como puro, perfeito e infalível por natureza.

IV. Relevância:
Desde o Renascimento cultural a forma de vermos o ser humano tem se diferenciado. Significa dizer, que há umaexacerbação da valorização do gênero humano. Essa exacerbação foi vista no Iluminismo e se acentuou com o desenvolvimento das ciências chamadas humanas. Hoje, dez anos depois do romper do século XXI, segundo o pensamento pós-moderno, a raça humana, sem a abordagem bíblica sobre o pecado e a corrupção, é o centro do Universo.
Este antropocentrismo está alastrado por todos os segmentos da sociedade. Napolítica, na cultura, no lazer, nas artes, no esporte, e mesmo nas religiões; o ser humano se tornou a “medida de todas as coisas”. A partir daí, o que se vê é um pensamento de que o homem é perfeito e tem virtudes em si mesmo. Na verdade, o homem, segundo o pensamento atual, sequer pode errar. Ele não é falível. Não há dolo no homem. Isso nos remete a pensar, que o homem, então, não precisa nascer denovo, mas precisa ser aprimorado, e, para isso, é necessário, somente, buscar a foca interior que está nele. A pós-modernidade vê o homem como uma espécie de Deus.
Entretanto, as Escrituras têm uma visão diferente do homem. Quando a Bíblia é folheada vê-se que as atitudes do homem só remetem um juízo: sua corrupção inata. Além disso, é possível observar, que a única forma desta corrupção servencida é mediante o novo nascimento, ou regeneração. Por fim, é possível observar que a regeneração do homem não advém de si, mas através de uma ação do próprio Deus, na pessoa de Cristo Jesus.
Sendo assim, este estudo torna-se extremamente relevante, porque pretende, à luz das Escrituras, comprovar que o homem não é um ser inatamente puro, mas corrupto, e por isso carente de Deus e de suaregeneração. Nestes tempos em que o gênero humano se esqueceu do seu Criador, este estudo quer mostrar que o homem precisa de Deus.

V. Objetivo Geral:
O objetivo da abordagem deste assunto é demonstrar, à luz das Escrituras Sagradas, a corrupção do gênero humano, a fim de comprovar que o homem precisa ser Regenerado. (a necessidade da Regeneração à luz da Corrupção)

VI. ObjetivosEspecíficos:
1. Demonstrar biblicamente a corrupção do gênero humano;
2. Demonstrar que o estado natural do homem é de queda, e, por isso, sua necessidade de nascer de novo;
3. Averiguar a evolução do pensamento da ética antropológica, a partir de Platão até a pós-modernidade.
4. Reafirmar que a visão que Deus tem do homem prevalece em detrimento da visão que o homem tem de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Ética pós-moderna
  • ética pós-moderna
  • ética x corrupção na sociedade moderna
  • A ética do Gênero humano
  • Trabalho Teologia Reformada
  • Teologia Moderna
  • Teologia Moderna
  • A ética e a corrupção

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!