A corrosão do caráter

Páginas: 9 (2073 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
DENISE ZANATTA
A corrosão do caráter

Enrico era um faxineiro, por quase vinte anos limpando banheiros e lavando chãos num prédio comercial do centro.
Não reclamava e não tinha o chamado ‘sonho americano’, sendo que, com o seu trabalho tinha o objetivo único e exclusivo de servir a família.
A esposa era passadeira, e eles sempre economizaram para a educação dos filhos.
Viviam uma vidalinear e totalmente previsível.
Enrico antipatizava com os negros, com os não italianos e com pessoas de classe média.
Não queria que o filho Rico repetisse sua vida.
E realmente foi o que aconteceu, Rico se dera bem na vida e concretizara assim o desejo do pai, porem, apesar do altíssimo salário e prosperidade, Rico não considerava sua historia feliz.
Por mais prósperos que Rico e sua esposaestivessem, o medo de perder o controle da própria vida perpassava suas historias no que dizia respeito aos seus trabalhos.
Enrico, apesar de ter o seu trabalho burocratizado e rotinizado, consegue construir uma história baseada no uso correto do tempo com expectativas a longo prazo. Já para o trabalhador flexibilizado (como no caso de Rico), as relações de trabalho, os laços de afinidade com osoutros não se fazem dessa maneira (longo prazo), em decorrência de uma dinâmica de incertezas e de mudanças constantes de emprego e de moradia que impossibilitam os indivíduos de conhecer os vizinhos, fazer amigos e manter laços com a própria família. Diante das mudanças no mundo do trabalho, ‘.. Como se pode buscar objetivos de longo prazo numa sociedade de curto prazo? Como se podem manter relaçõesduráveis?’ (p.27).
Segundo o autor, esse é o grande desafio que as pessoas no contexto atual têm que enfrentar.
Nos dias atuais, a sociedade está em contínua revolta contra o tempo rotineiro, com o modelo capitalista usado no trabalho. Neste sentido, Sennett considera que a sociedade procura resolver o problema da rotina com a reestruturação do tempo, com instituições mais flexíveis, criandonovas formas de poder e controle, sendo este um segundo elemento de sua pontuação no livro. As novas formas de poder da flexibilização apresentam-se da seguinte maneira: falta de expectativas e desapego à instituição, o que ocasiona uma total ruptura do presente com o passado; a especialização flexível, isto é, ‘... as empresas cooperam e competem ao mesmo tempo, buscando nichos no mercado que cadauma ocupa temporariamente, e não permanentemente, adaptando a curta vida de produto de roupas, têxteis ou peças de máquinas’ (p.59); a concentração do poder, onde na verdade quem acaba por decidir o que fazer e quando, ainda é o capitalista, restando aos trabalhadores apenas como fazer suas atividades.
Ocorrendo isso exatamente pelo fato de o trabalhador ser especializado em uma parte especificada produção e não manter contato direto com o que se é produzido. O trabalhador que monta uma peça para determinado automóvel, por exemplo, não tem acesso ao mesmo desde o inicio ao final do processo.
Além disso, esta nova estrutura de poder cria novas formas de controle, como por exemplo, o trabalho em casa, no qual troca-se a interação e a dinâmica entre os funcionários, pelo controleeletrônico.
Essa flexibilidade do tempo vai requerer por consequência, uma flexibilização também do caráter, caracterizada pela ausência de apego e pela tolerância com a fragmentação ocorrida.
Por esta razão Sennett vem nos mostrar que o trabalho flexível leva a um processo de degradação, pois com a introdução de novas tecnologias organizacionais, o trabalho tornou-se fácil e superficial. Exemplifica como caso dos padeiros de Boston que há vinte e cinco anos, na sua maioria, eram gregos e filhos de padeiros, sendo o seu trabalho caracterizado pelo contato direto com a massa do pão, com o calor dos fornos e o desgaste físico que a atividade exigia. Atualmente a padaria é fundamentada nos princípios da organização flexível, e socialmente não é mais um “estabelecimento grego”.
Além disso, com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Corrosão de Caráter
  • A Corrosão do Caráter
  • A corrosão do carater
  • corrosao do carater
  • a corrosão do caráter
  • Corrosão do carater
  • a corrosão do cárater
  • A corrosão do caráter

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!