A CORPORAÇÃO CORPORATIVA DE MONDRAGÓN

2987 palavras 12 páginas
I. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem a proposta de apresentar um pouco da história do maior complexo cooperativo do mundo, que é o Complexo Cooperativo de Mondragón (MCC). Ao falarmos da cooperativa de Mondragón, estamos falando também de uma trajetória que começou com o incentivo do Padre Arizmendi, que com os princípios cooperativos e com a confiança de um grupo de pessoas começaram essa caminhada.
Apesar de ser um Complexo Cooperativo que ganha destaca mundialmente por ser o primeiro grupo empresarial de Basco não podemos confundir o seu sucesso com o de uma empresa capitalista, pois a MCC é uma economia social.
Também será apresentado neste trabalho além da história e trajetória da Corporação Cooperativa de Mondragón, mas também os princípios adotados, como funciona e a ralação que se tem com o resto do mundo.

II. DESENVOLVIMENTO

A CORPORAÇÃO COOPERATIVA DE MONDRÁGON:
O movimento cooperativo da região de Mondragón, situada no País Basco, Estado Espanhol é um dos mais fortes e desenvolvidos em todo o mundo. O Complexo Cooperativo de Mondragón reúne 120 empresas sob forma de Cooperativas, sendo 87 industriais, 1 de crédito (Caja Laboral), 1 de consumo, 4 agrícolas, 13 cooperativas de pesquisa, 6 de serviços em consultoria e 8 cooperativas de educação. São associados das Cooperativas apenas seus trabalhadores que atualmente somam 93 mil pessoas.
As cooperativas MONDRAGÓN operam em conformidade com um modelo de negócio baseado nas pessoas e na soberania no trabalho, o que tornou possível o desenvolvimento de empresas altamente participativos enraizadas na solidariedade, com uma forte dimensão social, mas sem descurar a excelência empresarial. As Cooperativas são propriedades de seus membros trabalhadores e o poder é baseado no princípio de uma ”pessoa, um voto.”.
COMO TUDO COMEÇOU. UM POUCO DA HISTÓRIA DE MONDRAGÓN. Quando falamos no Complexo Cooperativo de Mondragón não podemos deixar de citar o nome de Jose

Relacionados