A Coroa Portuguesa Nesse Per Odo Desenvolve Um Conjunto De Reformas Inspiradas Nas Luzes Mas Sem Romper Com O Antigo Regime Peservar Seus Patrim Nios Coloniais

4519 palavras 19 páginas
A coroa portuguesa nesse período desenvolve um conjunto de reformas inspiradas nas luzes mas sem romper com o antigo regime peservar seus patrimônios coloniais
Em 1808 uma década depois das inconfidências, na expansão napoleônica a corte portuguesa transfere a família real de Lisboa para o rio de janeiro.
O reformismo ilustrado português um incorporação seletiva das ideias das luzes. Conciliando a valorização da razão e das ciências, reformas econômicos sociais desenvolvimento manufatureir comercial da metrópole
As reformas feitas pela coroa de cunho nacional e protecionista era por a metropole como polo articulador reforçando o exclusivismo comercial luso brasileiro.
Por fim o reformismo ilustrado promoveu crescimento economico e desenvolveu a economia metropolitana em alguns setores especificos da manufatura com a abertura dos portos em 1808 tudo veio abaixo.
A repressao aos inconfidentes de minas gerais mostrou quanto a coroa zelava para não haver revolucao na america.
No interior em meio as revoluçoes as elites tinha o proposito de constituir um imperio luso brasileiro d. rodrigo de souza coutinho se via nas ideias liberais de adam smith.
Transformar num polo dinamizador das relaçoes comerciais.
1762 pombal temendo manda uma esquadra trazero rei d jose 1 para o brasil.
A crise economica so se iniciou em 1808 pela ameaça francesa de invasao e pela pressao inglesa 29 dezembro 1807 transferencia para o brasil.
Inconfidencia mineira:
Dentre os conspiradores tinha individuos formado pela universidade de coimbra poetas, cleriigo, advogados,dentistas, medicos e oficiais.

Inconfidencia mineira
Causas da inconfidencia mineira Exploração colonial imposta por Portugal ao Brasil. - Medidas autoritárias, tomadas pela corte portuguesa, com relação ao desenvolvimento econômico, político e social do Brasil; - Cobrança do "quinto" pelos portugueses. Esta taxa incidia sobre todo ouro encontrado no Brasil e estabelecia que 20% deveria ir para os cofres da corte

Relacionados