A CONTROLADORIA E O PROCESSO DE EQUALIDADE DAS EMPRESAS

2407 palavras 10 páginas
1. Introdução
A importância da controladoria para os ganhos de desempenho e competitividade das organizações diante do cenário atual global é questão indiscutível no meio profissional e no ambiente acadêmico. por outro lado, apesar de sua importância, também, se constata que a atividade da controladoria em determinadas organizações não corresponde aos níveis de performance naturalmente exigidos pelo mercado. Tal fato decorre o uso fragmentado da controladoria em atividades não estratégicas ou menos relevantes para o sucesso da organização o que se constitui em uma visão pouco abrangente do negócio.
Parcialmente, esse problema decorre ainda do espectro da literatura sobre o tema, pois alem da falta de uma definição unânime do conceito de controladoria a própria concepção de controller quanto à sua atuação depende da vivência do indivíduo, já que o controller, conforma a organização em que atue, pode exercer diferentes atividades ao longo de sua trajetória profissional. Por exemplo, em um dado momento, ele pode ser responsável pela contabilidade na geração dos relatórios contábeis e em outros ser o estrategista que participa do planejamento e presta suporte a todo o quadro gerencial da organização.

2. Estudo do Conceito de Controladoria e suas Perspectivas
Tradicionalmente o conceito de controladoria focaliza essencialmente a contabilidade, portanto com forte ênfase nos controles financeiros. A partir de meados do século XIX, seu papel atinha–se basicamente as tarefas de acompanhar os registros contábeis, controlar e eliminar os sistemas de recebimento, estoque e pagamento, bem que como preparar relatórios para administração e demonstrações contábeis para a publicação, processo este que se robustece no século seguinte com advento da teoria dos sistemas. Em suma, a controladoria passava a manter o sistema de processos empresarias padronizados, assegurando que os resultados obtidos estivessem de acordo com os níveis aprovados e dentro dos

Relacionados