A CONTRIBUIÇÃO DOS DILEMAS ORGANIZACIONAIS INTERNOS NA FORMAÇÃO DE ALIANÇAS POLÍTICAS

1448 palavras 6 páginas
A CONTRIBUIÇÃO DOS DILEMAS ORGANIZACIONAIS INTERNOS NA FORMAÇÃO DE ALIANÇAS POLÍTICAS

Em matéria recente (04/2012) o site uol publicou que os partidos da base aliada do governo são os mais contemplados com o programa minha casa, minha vida.
“Prefeitos de partidos que compõem a base da presidente Dilma Rousseff (PT) foram os maiores beneficiados na projeto de construção de 107.348 imóveis na segunda etapa do programa federal MCMV (Minha Casa, Minha Vida), em 2.582 cidades do país, com menos de 50 mil habitantes”.

”Os 22 partidos da base aliada (PT, PMDB, PC do B, PRB, PSB, PR, PTB, PV, PDT, PP PDB, PT do B, PRTB, PRP, PMN, PHS, PTN, PSC, PTC, PSD, PSDC e PSL) detêm a maior parte das prefeituras do país”.
“Nos 4.952 municípios brasileiros com até 50 mil habitantes, segundo a CNM há 3.603 prefeitos da base, 1.234 da oposição e 115 sem partido ou sem registro na CNM”.

Aqui a prática de coligações não consiste em nenhuma novidade. No Brasil, ela é utilizada progressivamente desde 1950 (ABRANCHES, 1988). É possível perceber, até intuitivamente, que a possibilidade de alianças e coligações amplia adicionalmente o campo de escolhas eleitorais, na medida em que não apenas garante a sobrevivência parlamentar de partidos de baixa densidade eleitoral, mas também multiplica as possibilidades de escolha além das fronteiras das legendas partidárias (ABRANCHES, 1988). O objetivo proposto aqui, é o de identificar os motivos institucionais que levam os partidos políticos a formar coligações. Tendo em vista, a contribuição de alguns dilemas1 que sofrem as organizações políticas.
Desde já, é importante ressaltar que “o papel exato do regime eleitoral parece ser, em definitivo, o de um acelerador ou o de um freio” (DUVERGER, 1970). Segundo essa lógica, todos os sistemas eleitorais constrangem uma parcela das manifestações sócio-políticas, pois nenhum sistema eleitoral consegue suprir toda a existente diversidade de interesses contida numa sociedade. No entanto,

Relacionados