A CONTRIBUIÇÃO BEHAVIORISTA PARA A ADMINISTRAÇÃO

1899 palavras 8 páginas
A CONTRIBUIÇÃO BEHAVIORISTA PARA A ADMINISTRAÇÃO

• Foi a Teoria Behaviorista, que introduziu o conceito de entendimento das necessidades humanas para compreensão da motivação que leva a maior produtividade. A Teoria Comportamental, também conhecida como “Teoria Behaviorista”, presta algumas contribuições para a administração.
• Fayol e Taylor, abordagem Clássica da Administração.
• Teoria das Relações Humanas, da ênfase nas pessoas e a defesa da humanização nas organizações se opuseram ferozmente a “Teoria da Organização Formal”.
• A filosofia humanística não conseguiu proporcionar as bases adequadas de uma nova teoria que a pudesse substituir. Assim, o sociólogo Max Weber apresentou a Teoria da Burocracia na intenção de compatibilizar as diferenças entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas instituindo a “Teoria da Máquina” nas organizações. Apesar disso, não obteve o êxito necessário.
• Na década de 1950, os estudiosos verificaram a necessidade de visualizar as organizações como uma unidade social grande e complexa. Surge então a partir daí a “Teoria Estruturalista” conjuntura mais homogenia as três teorias até então conhecidas.
• O estruturalismo não enfocou uma única ênfase, mas se preocupou com o “todo” organizacional. E a organização passou a ser vista e estudada com abordagem múltipla.
• A partir da administração como ciência, surge a “Abordagem Comportamental da Administração”. Ou também conhecida como “Abordagem Behaviorista”, essa teoria marca a mais forte ênfase das ciências do comportamento na teoria administrativa e a busca de soluções democráticas e flexíveis para os problemas organizacionais.
• O behaviorismo que Watson fundou trouxe a Psicologia uma metodologia objetiva e científica baseada na comprovação experimental, em oposição ao subjetivismo da época, mas concentrando-se no indivíduo, estudando o seu comportamento (aprendizagem, estímulo e reações de respostas e hábitos, etc.) de uma forma concreta manifesta no

Relacionados