A CONTRIBUI O DO CONC LIO VANTICANO II PARA A ANTROPOLOGIA TEOL GICA SEGUNDO LADARIA

391 palavras 2 páginas
A CONTRIBUIÇÃO DO CONCÍLIO VANTICANO II PARA A ANTROPOLOGIA TEOLÓGICA SEGUNDO LADARIA

O Concílio Ecumênico Vaticano II, segundo Ladaria, não expôs nem procurou de uma maneira nitidamente clara, falar acerca do que se refere a assim chamada “antropologia teológica.” Isso porque o Concílio, em sua abertura e discursos iniciais não chegou a formular os alicerces da antropologia teológica. Resalva-se, no entanto, que a constituição pastoral Gaudium et spes, logo no seu início, nos fala que seu assunto central será o homem por inteiro, ou melhor, será o homem dentro de suas possibilidades e conflitos, angústias e alegrias(GS 1).
Dentro desse discurso, percebemos um valioso auxílio naquela que mais tarde viria a ser chamada de “antropologia teológica”, uma vez que o Concílio, em suas mensagens logo no início, constata que o ser humano, dentro de suas potencialidades, encontra-se em profundas mudanças e conflitos. Isso, ao meu ver, já pressupõe a primazia do ser humano, ou seja, o Concílio aponta para uma meta a ser alcançada: o ser humano.
Isso posto, podemos afirmar que o cerne da questão no que diz respeito a antropologia teológica, tem um dado fundamental para sua compreensão: ver o ser humano através da ótica de Jesus de Nazaré, sendo este o centro, a chave para uma verdadeira compreensão acerca das realidades humanas.
Segundo a GS, o “mistério do homem só se torna claro verdadeiramente no mistério do Verbo encarnado(22)”. Isso nos deixa concluir que, segundo o autor, ainda não são traços de uma antropologia teológica, mas “um princípio” naquilo que, mais tarde, virá a ser chamada de antropologia teológica, constituindo assim um dado fundamental da nova antropologia.
Por sua vez, esse princípio nos aponta um caminho a ser percorrido para que a nova antropologia teológica se desenvolva, produza seus efeitos sobre os demais dados da nova ciência, ou melhor, nova forma de ver a teologia. Esse caminho nada mais é do que a relação com Jesus de Nazaré, o qual se fez um

Relacionados