A Contribui O De Negros E Ndios Na Constru O Da Identidade Cultural E Lingu Stica Brasileira

718 palavras 3 páginas
Exposição resgata história dos índios no Rio de Janeiro
Fundac garante inclusão da cultura indígena em eventos do Estado
Série Inclusão: antes excluídos, hoje índios e negros participam ativamente do processo eleitoral Discriminação Racial e Inclusão Social dos Negros

A contribuição de Negros e Índios na construção da identidade cultural e linguística brasileira

A sociedade brasileira é heterogenia e plural. Diferentes crenças, cores, sabores, línguas e culturas estão presentes em nossa identidade cultural. No entanto, estes não se limitam a apenas uma forma, tampouco região: podem-se encontrar esses aspectos nos mais diversos cantos do país.
A identidade brasileira é construída por valores que não nascem, necessariamente, dela.
Ser brasileiro é não ser africano; é não ser norte-americano ou europeu. Mesmo tendo sido colonizados pelos Portugueses, os brasileiros carregam consigo uma identidade que se difere das europeias – mesmo que compartilhando similaridades. A identidade do
Brasil acaba sendo um mix de identidades que foram sendo moldadas e modificadas de acordo com o ambiente e as circunstâncias.
Mas, mesmo compartilhando similaridades com outras culturas, ainda não conseguimos olhar para o outro com igualdade. Como podemos ver, apenas lendo o título das notícias dispostas acima, trabalhamos, hoje, na inclusão de duas culturas de extrema importância na participação e construção da nossa história.
Por que temos que incluir quem já, em teoria, está incluso? Por que nos esquecemos do passado cultural desses dois grupos que foram de extrema importância para a formação do nosso país?
Levemos em consideração o passado dos índios brasileiros. Quando os Portugueses
(colonizadores) chegaram ao Brasil, fizeram com que os índios se submetessem a sua

cultura, a um novo estilo de vida. Desse modo, o “eu” colonizador dominou o “outro” colonizado criando uma hierarquia de poder preconceituosa.
Percebemos então que o etnocentrismo e o preconceito estão presentes em nossa

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas