A contribuição previdenciária dos servidores inativos e pensionistas

Páginas: 4 (878 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2014
A TAXAÇÃO DOS SERVIDORES INATIVOS E PENSIONISTAS, DIANTE DA ATUAL REFORMA DA PREVIDÊNCIA.

A priori é mister elucidar o conceito de contribuição previdenciária para um melhor esclarecimentotécnico. A contribuição pode ser definida como um seguro que os aposentados e/ou pensionistas pagam ao longo de suas vidas pelo risco de sobreviverem após seu período de trabalho público. Seguindo essa linhade raciocínio, a Previdência deveria ser encarada como uma poupança que se acumula durante décadas para finalmente ser usufruída pelos mesmos nos anos finais.

Quando na ativa, até a data de suasaposentações, os funcionários públicos contribuem mensalmente com uma parcela de seus vencimentos, para que assim, além de estarem contribuindo para o Instituto Previdenciário, ajudam a manter oequilíbrio financeiro e atuarial do Estado, garantindo que ao final de seus préstimos na vida pública sejam outrora recompensados de alguma forma.

Trata-se, em suma, de se questionar um importanteaspecto do direito dos aposentados e pensionistas que vão de encontro com o paradoxo insolúvel do Estado que cobra as referidas contribuições (inconstitucionais), mesmo depois do servidor estar aposentado,e ainda de pensionistas de ex-servidores, haja vista o grande déficit financeiro que se acumula cada vez mais nas contas de cada Estado membro, município ou de toda União.

Com o advento da EmendaConstiucional n° 20, de 15 dezembro de 1998, ficou cristalinamente entendido que a contribuição previdenciária não poderia mais ser objeto de desconto dos servidores públicos inativos ou dospensionistas que recebiam de seus dependentes pensões de ex-funcionários públicos, como se assevera nos seus artigos 3º e 40, caput, e parágrafo 12 (EC 20/98), e o artigo 195, inciso II da Carta Magna, conformejá decidiu o Supremo Tribunal Federal.

A administração (no caso o Instituto Previdenciário Paranaense aqui denominado como “Paranaprevidência”), ao continuar implantando a cobrança de tais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuição dos inativos e pensionistas
  • Contribuição previdenciária
  • Contribuição previdenciária
  • Contribuição Previdenciária
  • A contribuição previdenciária do produtor rural
  • Contribuição previdenciária cooperativas
  • requerimento de devolucao de contribuicao previdenciaria pmgo
  • legalidade da contribuição sindical do servidor publico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!