A CONTRIBUIÇÃO DOS TEÓRICOS, FREUD, JEAN PIAGET, VIGOTSK E WALLON NA EDUCAÇÃO

Páginas: 10 (2268 palavras) Publicado: 27 de setembro de 2013
Psicologia da Educação





A CONTRIBUIÇÃO DOS TEÓRICOS, FREUD, JEAN PIAGET, VIGOTSK E WALLON NA EDUCAÇÃO





















Introdução

A cada ano que passa a psicologia vem conquistando mais espaço em vários campos da sociedade. Isto é psicologia não se limita a tratar de distúrbio, mas a tentar explicar os processos psíquicos do ser humano possibilitandomelhorar as condições de vida humana.
Ao estudar a psicologia nós educadores passamos a entender que cada ser humano tem diferentes subjetividades, e que cada aluno chegar na escola traz consigo diferentes particularidades, a tarefa dos educadores não é, a de ensinar as crianças alguns conceitos fundamentais, ma sim, a de coloca-las em circunstancia favoráveis ao aprendizado.
Este trabalho tempor objetivo identificar as contribuições de alguns dos teóricos da psicologia para a área da educação tais como: Sigmund Freud, Jean Piaget, Henri Wallon e Lev. S. Vigotski.

Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu no dia 06 de maio de 1856 em Frei Berg ( hoje pribor ), que esta anexada a Tchecoslováquia e morreu em Londres aos 82 anos em 1938.
Sigmund Freud ficou conhecido no mundo todo, comoo pai da psicanálise, ele revolucionou o campo cientifico com a conclusão de suas pesquisas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo devido a não separação entre o corpo e a mente.
Freud relacionou o pensamento filosófico ao pensamento neurológico e somente ele levou para dentro dos círculos intelectuais a sexualidade em todos os seus sentidos e cogitou ainfluenciar que os instintos sexuais têm em nossos problemas, angustia sonhos e comportamentos. A contribuição de Freud foi muito grande e na área da educação se deu quando ele relacionou a sexualidade com a educação dividindo o parelho psíquico em três partes o pré-consciente, o consciente e o inconsciente e logo após chegou a conclusão de outro aparelho psíquico o id, ego e o superego ( o idfunciona como o inconsciente o ego como o consciente e o super ego funciona como uma censura, ligada a moral ), porque até então para os estudiosos crianças não tinha sexualidade, e só à desenvolvia a partir dos 11 anos na puberdade, Freud concluiu que todo se humano já nasce com a sexualidade, Freud também dividiu o desenvolvimento humano em fases porque ele achava que era emocional:
Fase oral: acriança coloca tudo na boca
Fase anal: produção individual (criança brincar com fezes)
Fase fálica: descobrir que o nosso corpo nos da prazer
Período de latência: há um intervalo na vida sexual
Fase genital: descobrimos que o corpo de outra pessoa nos da prazer
Freud relacionou a sexualidade com a educação com o intuito de focalizar a psicanálise como uma ferramenta estimuladora de praticasartísticas e intelectuais buscando a supressão dos processos de repressão moral das pulsões sexuais no ambiente escolar e social. É muito importante para nós professores entender em que fase da vida de cada
individualidade ele esta preparado para receber informações e aprender conforme o seu momento emocional, compreender melhor os porquês de cada ação, que realizamos, como é formada a moralidade e asexualidade humana e também como se dá a inserção da criança na sociedade.
O professor deve lidar com uma sala de aula negando todo seu papel repressor e aceitar que ao atuar em uma sala de aula ele vai estar diante de diferentes subjetividades. Freud chegou a afirmar que educar é uma tarefa impossível devido a subjetividade do inconsciente de cada um.

Jean Piaget

A educação na visãopiagetiana: com base nesses pressupostos. A educação deve possibilitar à criança um desenvolvimento amplo e dinâmico desde o período sensório-motor até o operatório abstrato. A escola deve partir dos esquemas de assimilação da criança, propondo atividades desafiadoras que provoquem desequilíbrios e reequilíbrios sucessivos, promovendo a descoberta e a construção do conhecimento. Para construir esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Panorama da contribuição de teóricos pertinentes à educação: freud, piaget, wallon e vygotsky
  • Jean piaget freud vigotsky e wallon
  • ATPS Psicologia- Jean Piaget, Freud, Wallon
  • Contribuições de alguns teóricos clássicos da psicologia da educação, destacando as três principais teorias dos...
  • As contribuiuções de Freud, Piaget, Wallon e Vigotski para a educação.
  • Reflexão dos fundamentos teóricos de Sigmund Freud, Jean Piaget, Lev Vygotsky, e Henri Wallon.
  • Jean piaget-vygotsky-wallon
  • jean piaget, Wallon

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!