A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 57 (14137 palavras) Publicado: 24 de fevereiro de 2015
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JULIO DE MESQUITA FILHO”
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Curso de Pedagogia

LAERCIO TININI FILHO




A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL







São Paulo
2013
UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA
“JULIO DE MESQUITA FILHO”
UNIVERSIDADE VIRTUAL DO ESTADO DE SÃO PAULO
Curso de PedagogiaLAERCIO TININI FILHO

A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Trabalho de conclusão de curso, apresentado como requisito parcial para aprovação no Curso de Pedagogia, da Universidade Estadual Paulista, Universidade Virtual do Estado de São Paulo, pólo Ipiranga, São Paulo.

Orientador: Profº Dr João Luís C. T. Ceccantini


São Paulo
2013
LAERCIOTININI FILHO




A CONTRIBUIÇÃO DOS JOGOS E BRINCADEIRAS EM EDUCAÇÃO FÍSICA, NA EDUCAÇÃO INFANTIL





Trabalho de conclusão de curso aprovado em:

São Paulo,.... de..........de 2013.


Banca Examinadora


______________________________
Profº Dr. João Luís C. T. Ceccantini





















SÃO PAULO
2013Dedico esta pesquisa a minha Mãe Iolanda, esposa Daniela e filhas Laís e Laura, mulheres incríveis e a verdadeira razão e inspiração para todo o meu esforço.
AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus por mais esta oportunidade de poder beber da fonte do conhecimento, de embriagar-me de saberes e aguçar cada vez mais meu senso crítico. Agradeço a Deus por sair desta jornada podendodistinguir aquilo que convém à educação e aquilo que devo superar e deixar para a história. Agradeço a todos os colegas do curso de pedagogia, inclusive os Orientadores de Turma da Unesp/ Univesp, pelas incontáveis horas de debates, ricos em conteúdo e às vezes acirrados, que mudaram totalmente minha forma de ver a pedagogia e a educação. Valeu à pena!
Agradeço a meu pai, Laercio Tinini (inmemoriam), por me ensinar que quando a luta é justa e justificável, todo esforço é valido, nem que chegue à exaustão. Agradeço a minha mãe pelo carinho, amor, dedicação e afeto, que só as donas do dom divino da maternidade podem ter.
Por fim, agradeço a minha esposa Daniela, minhas filhas Laís e Laura que viveram esta jornada a meu lado, sem queixas das minhas ausências e das horas que deixei dededicar a elas por.
Todos vocês são dignos do meu aplauso e a razão de todo meu esforço. Amo vocês!






















“Os mestres Zen eram educadores estranhos. Não pretendiam ensinar coisa alguma. O que desejavam era “desensinar”. “Desensinavam” para que os discípulos pudessem ver como nunca tinham visto. É preciso esquecer o que se sabe a fim de ver o que não via.”(Rubem Alves)
RESUMO

Esta pesquisa apresenta uma visão geral da Educação Física, em especial a infantil, passando pela formação dos professores e pela importância do uso de jogos e brincadeiras como ferramentas de desenvolvimento infantil. O referencial teórico inclui temas como: o conceito de jogo e brincadeira e sua importância para o desenvolvimento infantil, objetivos pedagógicos, ainfluência do jogo e da brincadeira na alfabetização, conceitos de assimilação e acomodação, exemplos de práticas aplicadas nas escolas e outros. Aspectos biológicos das fases de desenvolvimento infantil, estudados por Piaget, também nortearam este trabalho, bem como os aspectos histórico-culturais defendido por Vigotski.
O objetivo principal desta pesquisa é buscar uma aproximação entre as teorias dePiaget e Vigotski (consideradas antagônicas) e apresentar a relevância de considerarmos aspectos de ambas no processo de desenvolvimento da criança, durante sua passagem na educação infantil.
Os jogos e as brincadeiras dão confiança e autonomia para as crianças, ajudam na compreensão de regras, atuam como aglutinadores e enfatizam a cooperação, o afeto e o respeito. Os jogos e as brincadeiras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A contribuição das brincadeiras e dos jogos na educação infantil
  • A contribuição pedagógica do jogo e da brincadeira na educação infantil
  • A contribuição da brincadeira na Educação Infantil
  • jogos e brincadeiras na educação infantil
  • O jogo e a brincadeira na educação infantil
  • A importância do jogo e da brincadeira na educação física infantil
  • Jogos e brincadeiras na educaçao infantil
  • Jogos e brincadeiras na educacao infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!