A CONTRIBUIÇÃO DO USO DOS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA

Páginas: 6 (1396 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014











































































Após lermos o texto de Alessandro Barros podemos notar eu o ensino de história em sala de aula não precisa ser com um modelo voltado apenas para o que temos no livro didático. Segundo o autor, após a criação da Escola dos Annales no início doséculo XX, a história recebeu novas oportunidades para levar o estudante a entender a história através de outros meios, outras fontes e outras linguagens. No texto a idéia que o autor nos passa é de que o jornal pode ser um ótimo objeto ou fonte histórica à ser utilizado, já que desde o período imperial, na verdade, desde 1808 o Brasil já utilizava esse meio não apenas para noticiar fatos,acontecimentos e etc. mas também utilizava-se para anúncios, classificados entre outros. É através destas publicações que é possível fazermos com que o aluno analise sobre temas que atualmente são destacados na imprensa como por exemplo, política, educação, desenvolvimento humano, economia e etc.
No período Imperial, os jornais destacavam os fatos da época através até mesmo de classificados, como podemosnotar em fragmentos retirados do Jornal “O Farol” em publicações feitas entre 1883 e 1884, período em que os escravos eram anunciados como mercadoria.
Analisando o fragmento do jornal “O Farol” publicado em 17 de abril de 1883 na cidade de Juiz de Fora - Minas Gerais, nota-se com a escravidão era utilizada pelos senhores e famílias que mantinham nas mãos o poder e o status, leiamos o fragmento:“Aluga-se ou vende-se uma boa escrava, muito prendada, faz crochê, costura, doces, lava, engoma e cozinha perfeitamente; tem uma filha de oito anos, ingênua;”. Vemos aí que são diversas as utilidades das escravas nas casas das famílias poderosas. Toda a mão-de-obra de um lar que poderia ser executada por uma Dona de casa era transformado em trabalho escravo. No caso dos escravos masculinos, eramutilizados desde a colonização do Brasil como mão-de-obra na produção da cana-de-açúcar que posteriormente se tornaria a base da economia colonial e imperial.
O sistema escravista era controlado por senhores de engenho que através do trabalho de seus escravos obtinha o produto à ser comercializado, sendo que parte da riqueza acabava se transferindo para as mãos da burguesia mercantil. A jornada detrabalho era de 12 a 16 horas por dia e dormiam em acomodações coletivas chamadas de senzalas. Se alimentavam basicamente de farinha de mandioca, feijão e banana, viviam em média de 10 a 15 anos, provavelmente devido aos maus tratos.
Caso houvesse tentativa de fuga para refúgios formados por escravos conhecidos como Quilombos e o escravo fujão fosse captura pelo “capitão-do-mato”, recebia grandescastigos como açoites e palmatórias que às vezes os levavam à morte. A intenção dos senhores de engenho eram intimidar quem pensava em fugir e trazer ao próprio negro uma imagem de inferioridade negra e da subordinação deles aos brancos.
A escravidão no Brasil durou até a promulgação da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888 como coroação de uma ampla campanha abolicionista. Pelo menos no papel, somostodos livres, já que sabemos que ainda na atualidade não existe uma liberdade total de manifestar a nossa opinião, fazer cumprir todos os direitos e também deveres. Ainda existem casos de trabalho considerados escravistas, apesar de serem ilegais no Brasil.
Chegamos a conclusão que, o uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornalna escola, com resultados admiravelmente positivos. Permite, principalmente para novos leitores, a chance de acesso ao recurso jornal, como um estímulo ao prazer de ler, vincula a realidade social e a natural concepção de alternativas para demonstração de atitudes cidadãs, por parte dos leitores, diante das informações por ele veiculadas. Consiste em promover, nas salas de aula, a leitura com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONTRUBIÇÃO DO USO DOS JORNAIS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM SALA DE AULA
  • Uso do Jornal em sala de aula
  • O uso do Jornal para o ensino de História
  • uso do jornal para o ensino de historia
  • O uso de jornais nas aulas de Historia
  • ANALISE DO USO DO JORNAL EM SALA DE AULA
  • ANALIZAR O USO DO JORNAL EM SALA DE AULA
  • Analisar o uso do jornal em sala de aula.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!