A contribuição de john dewey à educação

Páginas: 15 (3725 palavras) Publicado: 28 de setembro de 2012
Introdução
Esta pesquisa surge fundamentalmente com o objectivo de analisar o pensamento de John Dewey, no que concerne ao seu legado pedagógico, de fundamentar o que Dewey entendeu por Educação Democrática e também avaliar aInfluência da teoria de John Dewey na actual educação Moçambicana.
Com a finalidade de atingir estes objectivos, procuramos fazer uma análise àcontribuição de John Dewey àeducação. Dewey foi o continuador do Pragmatismo filosófico, doutrina que preconiza que todo o aprendizado, todo o conhecimento deve ter um fim prático iniciado por William James (1842 – 1910) e Charles Sanders Peirce (1839 – 1914), ambos também americanos.
Deste modo, o pensamento de Dewey procura centrar-se nas grandes necessidades que a sociedade americana da sua época se encontrava, é o casoda massiva industrialização encabeçada por intuitos políticos e também na existência de dois tipos de ensino, o Tradicional centrado no professor e o da Escola Nova, centrado no aluno, porém, Dewey propõe um novo tipo de ensino, o da Escola Progressista ou Democrática onde cada aluno aprende fazendo, learn by doing, e se enriquece com as experiências dos outros alunos.
Portanto, nos cingimosneste trabalho, nas temáticas desenvolvidas na sua magna obra, Democracia e Educação, escrita em 1916, onde procuramos referenciar os temas que mais abordam, sugerem e sustentam a questão da Educação Democrática, tido como um tipo de Educação onde cada aluno se enriquece com a experiência do outro aluno, numa vida partilhada onde todos os alunos têm a mesma igualdade de oportunidades.
No fim,procuramos de uma forma sintética, analisar a influência da teoria de John Dewey sobretudo da Escola Progressita para a Educação moçambicana e as suas influências na concepção do novum curriculum, cujo agente essencial da Educação é o aluno, ao modo como concebeu Dewey na sua Escola Progressista e Democrática. Esta pesquisa será embasada na exploração bibliográfica.
A idéia básica do pensamento doteórico sobre a educação está centrada no desenvolvimento da capacidade de raciocínio e espírito crítico do aluno.


1. A Contribuição de John Dewey à Educação
Para se poder compreender a concepção da Educação em Dewey, deve-se partir da ideia de que a Educação é um fenómeno criado pela e para a sociedade. Dewey, sendo um educador, o seu pensamento teve muita influência na “Escola Nova”.
ParaDewey, a Educação e, em especial, a escola possui uma função de coordenar a vida mental de cada indivíduo nas diversas influências dentro do meio social onde o indivíduo vive. Por isso, em Dewey, a Educação ainda que seja uma função social, é uma necessidade de vida, onde a vida é renovada através da transmissão de um conhecimento de um indivíduo ao outro e isto diferencia o homem dos seresinanimados, assim, afirma Dewey que “a mais notável distinção entre os seres vivos e inanimados é que os primeiros se conservam pela renovação. Ao receber uma pancada, a pedra opõe resistência. Se a resistência for maior do que a força da pancada, ela, exteriormente, não apresentará mudança; no caso contrário se partirá em fragmentos menores que ela” Dewey (1959, p.1).
O intuito fundamental da Educação éfazer com que a aprendizagem de todo o conhecimento leve à prática, e assim posto, ele propôs uma Educação, um método que tomasse em conta a experiência de cada indivíduo, não como uma atitude isolada do sujeito com o mundo, mas que este se integre com os outros.
Assim, a Educação em Dewey é um “processo pelo qual uma cultura é transmitida de geração para geração, acontecendo por meio dacomunicação de hábitos, actividades, pensamentos e sentimentos dos membros mais velhos da cultura aos mais novos” Ozmon; Craver (2004: 151). E é por este facto que, a Educação não se deverá limitar ao ensino escolar e formal, mas também como fazendo parte da própria vida.
Tudo o que se deve estudar na escola, as matérias preconizadas para tal, deveriam tomar em conta a vida social de cada indivíduo,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Experiência e educação john dewey
  • Metodologia da educação de john dewey
  • John Dewey
  • As contribuições de Anísio Teixeira e John Dewey para a Educação
  • John Dewey
  • John dewey
  • JOHN DEWEY
  • JOHN DEWEY

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!