A contribuição de émile durkheim, karl marx e max weber

Páginas: 16 (3853 palavras) Publicado: 7 de maio de 2013
A contribuição de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.


Objetivo

Compreender as matrizes de pensamento focalizadas no fenômeno sociológico a partir de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

Introdução

Como vimos no tema anterior, Augusto Comte sistematizou as bases do pensamento sociológico com seu método positivista. Ele aprimorou este método investigativo para dar àsCiências Sociais ou Humanas o mesmo caráter de neutralidade e objetividade das Ciências Naturais. Contudo, é importante que também tenhamos um conhecimento sobre as contribuições de Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.

ÉMILE DURKHEIM E O FATO SOCIOLÓGICO

Émile Durkheim (1858-1917) nasceu em Epinal, na França, e morreu em Paris. Foi um dos sociólogos que contribuiu para a análise davida social, sendo influenciado por Augusto Comte, que afirmava ser a sociedade um organismo vivo.
Durkheim também concordava com o pressuposto comteano de que a sociedade se mantém unida quando passa, de alguma forma, a compartilhar sentimentos e crenças. Entretanto, Durkheim criticou Comte quando na questão do conceito evolucionista da sociedade, pois sabia que os povos que substituem osanteriores não são necessariamente superiores, apenas são diferentes em sua estrutura social com diferentes valores, conhecimentos e forma organizacional.
Uma das grandes preocupações de Durkheim era definir e estruturar um método de análise que conferisse à sociologia a objetividade cientifica que ele julgava ser necessário para caracterizá-la como uma ciência. Em seu livro As Regras doMétodo Sociológico, ele explica detalhadamente a concepção de seu método, que podemos resumir como: um conjunto de técnicas e procedimentos de investigação dos fatos sociais, onde o pesquisador afasta sistematicamente suas pré-noções e as falsas evidências do senso comum, para exprimir a realidade da forma mais objetiva possível.
Como podemos perceber, há uma grande semelhança entre opositivismo comteano e o método sociológico durkheimeano. A diferença fundamental entre eles é que Durkheim admite a existência de uma peculiaridade dos fatos sociais, por estes pertencerem ao reino social, que é mais subjetivo do que os fenômenos da natureza.
Para melhor compreendermos este método, devemos entender dois conceitos: o de fato social e o de suas três características.

• É fatosocial toda maneira de fazer, fixada ou não, susceptível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior; ou ainda, toda maneira de fazer que é geral na extensão de uma sociedade dada e, ao mesmo tempo, possui uma existência própria, independente de suas manifestações individuais. (DURKHEIM, 1999, p. 13)


Com esta definição de fato social como “coisa”, Durkheim dá aos fatos sociais asseguintes características: a exterioridade, a coercitividade e a generalidade. Nessa análise de Durkheim, podemos contar com a contribuição de Lakatos (1999, p. 68-72), ao explicitar as características específicas dos fatos sociais, que são:


• a exterioridade: este conceito baseia-se na concepção durkheimeana de consciência coletiva, por ele definida como o conjunto das maneiras de agir,de pensar e de sentir, comum à média dos membros de determinada sociedade e que compõem a herança própria dessa sociedade. Estas são exteriores às pessoas, porque as precedem, transcendem e a elas sobrevivem. Portanto, os fatos sociais são independentes e estão acima e fora dos indivíduos. Exemplo: ao atingirmos certa idade devemos cumprir certos deveres (votar ou justificar o voto, alistamentomilitar para cidadãos do sexo masculino) para com o Estado, que é anterior e independente de nossa existência particular.
• a coercitividade: as normas de conduta e de pensamento são dotadas de poder coercitivo, porque se impõem aos indivíduos, independente de suas vontades. Exemplo: se não formos votar ou justificar o voto em uma eleição a coerção se fará sentir através das sanções legais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A contribuição de émile durkheim, karl marx e max weber
  • karl marx, emile durkheim e max weber
  • Karl marx, emile durkheim e max weber
  • Sociologia
  • Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber
  • Resumo karl marx, emile durkheim e max weber
  • Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber
  • Émile Durkheim

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!