A contribuição das aborgagens humanísticas, neoclássica e estruturalista na administração

Páginas: 12 (2863 palavras) Publicado: 21 de março de 2012
A CONTRIBUIÇÃO DAS ABORDAGENS HUMANÍSTICA, NEOCLÁSSICA E ESTRUTURALISTA NA ADMINISTRAÇÃO


1- Introdução


Este trabalho visa resumir de modo básico e claro os conceitos que envolvem a Abordagens Humanística, Neoclássica e Estruturalista da administração. Mostra as consequências das conclusões da experiência de Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores, dando início a Teoriadas Relações Humanas, que foi um movimento de reação e oposição à Teoria Clássica. Surgiu da necessidade de corrigir a tendência à desumanização do trabalho com a aplicação de métodos científicos e precisos. Como a Teoria Neoclássica utilizou-se de algumas teses da Teoria Clássica, redimensionando e atualizando os problemas administrativos, colocando-os dentro das configurações das empresas. Osautores estruturalistas, na Teoria Estruturalista, procuram inter-relacionar as organizações com o seu ambiente externo, pois perceberam que as empresas não podiam ser um sistema fechado. O que significa que os sistemas organizados não são uma mera justaposição das partes.





2- Desenvolvimento


Abordagem Humanística

Em meio à Teoria Clássica e antecipando-se de certo modo, a Teoriadas Relações Humanas, surgiram autores que, apesar de defenderem alguns princípios clássicos, iniciaram um trabalho pioneiro de revisão, de crítica e de reformulação das bases da teoria da administração.
A Teoria das Relações Humanas surgiu nos Estados Unidos como consequência imediata da conclusões obtidas na experiência em Hawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e seus colaboradores. Foibasicamente um movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração. Teve como base humanizar e democratizar a administração, libertando-os dos conceitos rígidos e mecanicista da Teoria Clássica, e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano e do desenvolvimento das chamadas ciências humanas, principalmente a psicologia e a sociologia.
A Abordagem Humanística representa umatransferência da ênfase anterior, colocada nos aspectos técnicos e formais da administração, para os aspectos sociológicos e psicológicos do trabalho.

Esse estudo compreendeu dois assuntos distintos:
1 - A análise do trabalho e adaptação do trabalhador ao trabalho: seleção de pessoal, orientação profissional, método de aprendizagem, fisiologia do trabalho, estudo dos acidentese da fadiga.

2 - A adaptação do trabalho ao trabalhador: estudo da personalidade do trabalhador e do chefe, da motivação e dos incentivos de trabalho, da liderança, das comunicações, das relações interpessoais e sociais dentro da organização.
Essa abordagem constitui-se na mais ferrenha oposição à Teoria Clássica e seus preceitos, pois apresentou evidências da existência de outrosaspectos envolvendo a produtividade humana nas organizações de natureza não mecanicista ou operacional. Essa teoria abordou o lado humano das organizações.


Origens da Teoria das Relações Humanas

Pesquisas de Hoxie (1911) - considerado como um dos principais alertas à autocracia do “Sistema Taylor”.
Realizada pelo senado Americano, dirigido pelo Prof. Hoxie da Universidade de Chicago.Objetivo: estudar as frequentes greves e tumultos de operários norte-americanos.
Resultado: mostrou os inconvenientes do “Sistema Taylor”


Experiência de Hawthorne
Objetivo: detectar de que modo fatores ambientais influenciaram a produtividade dos trabalhadores.

Quatro fases (realizadas de 1924 a 1932):

1- Os estudos da iluminação: objetivo de conhecer o efeito da iluminação sobre osrendimentos;

2- Sala de montagem de relés: objetivo de verificar sob condições monitoradas, quais efeitos da pausa para descanso e da fadiga sobre a produtividade;

3- O programa de entrevista: objetivo de entrevistar os empregados para saber as sua opiniões com respeito do trabalho, as condições de trabalho e a supervisão;

4- Sala de montagem de terminais: objetivos de estudar com maior...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Teorias humanistica neoclassica e estruturalista
  • Abordagens administrativas: humanística, neoclássica e estruturalista
  • Abordagemhumanisticas neoclássicas e estruturalista da administração
  • • Introdução à teoria geral da administração, os primórdios da administração e abordagem clássica da...
  • teoria das relacoes humana, comportamental, estruturalista e neoclassica da administracao
  • Contribuição da Teoria Estruturalista ou Estruturalismo para a Teoria da Administração
  • Teoria neoclássica e teoria estruturalista
  • administração humanistica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!