A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA AO RENDIMENTO ESCOLAR

Páginas: 5 (1224 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2014
OBJETIVO

• Ressaltar a importância da psicopedagogia para combater o fracasso escolar.

JUSTIFICATIVA

De acordo com Bossa (2007 apud SILVA, 2012) a Psicopedagogia teve seus primórdios na Europa do século XIX, com a articulação das áreas da Psicanálise, Psicologia e Medicina, em busca de soluções para crianças e adolescentes com dificuldades de relacionamento no âmbito familiar e escolar.Nas décadas de 70 e 80, a psicopedagogia assumiu o caráter interdisciplinar, acrescentando as áreas da Fonoaudiologia, Neurologia, Linguística, Psicologia Genética, Sociologia e Filosofia.
Dessa forma, reconhece-se mudanças nas diversas fases do desenvolvimento da criança, fazendo com que os educadores tenham novos olhares que direcionam à uma reflexão sobre o processo da qualidade da educação econtribuindo para todo esse processo (SOARES; SENA, 2012).
A psicopedagogia estuda o processo de aprendizagem e as dificuldades e aprendizagem, objetivando o processo humano do conhecimento dentro de seus padrões evolutivos normais, as patologias e a influência da família, escola e sociedade nesse desenvolvimento (SCOZ, 1992 apud SOARES; SENA, 2012).
A psicopedagogia considera diversos aspectoscomo: a relação aluno-professor (vice-versa); condições do ambiente escolar; relação família-escola; relação do aluno com o objeto de conhecimento. Articulando todo o processo de aprendizagem no interior da escola, conjuntamente os fatores individuais e de grupo para a construção do conhecimento e valorizando todo o universo que envolve esse processo (SOARES; SENA, 2012).

ESTRATÉGIABusca-se na psicopedagogia, a influência da família na educação, no comportamento e na formação dos educandos, pois a família é o primeiro grupo social de interação para a aprendizagem e busca de referências da criança sobre valores culturais e emocionais, por exemplo. A escola é a mediação entre o indivíduo e a sociedade (FIALE, 2012).
O psicopedagogo escolar deve analisar o Projeto Político-Pedagógico(PPP), dentre suas propostas de ensino e o que valoriza no processo de ensino-aprendizagem, para sanar dificuldades e facilitar todo esse processo.

Cabe ao psicopedagogo perceber eventuais perturbações no processo aprendizagem, participar da dinâmica da comunidade educativa, favorecendo a integração, promovendo orientações metodológicas de acordo com as características e particularidades dosindivíduos do grupo, realizando processos de orientação. Já que no caráter assistencial, o psicopedagogo participa de equipes responsáveis pela elaboração de planos e projetos no contexto teórico/prático das políticas educacionais, fazendo com que os professores, diretores e coordenadores possam repensar o papel da escola frente a sua docência e às necessidades individuais de aprendizagem dacriança ou, da própria ensinagem. (BOSSA, 1994, p 23 apud SOARES; SENA, 2012, p. 3).

Segundo Soares e Sena (2012), para o desenvolvimento da criança, o vínculo afetivo possui importância fundamental para o desenvolvimento da criança que exige do profissional psicopedagogo, incluir os pais nesse processo de desenvolvimento, por intermédio de reuniões e possibilitando que acompanhem todo o trabalhorealizado junto aos educadores.
Para Fiale (2012), na relação família-educadores, sempre um espera algo do outro, necessitando a construção de diálogo mútuo onde cada um tenha seu momento de falar com uma troca efetiva dos saberes, para que haja a compreensão das mensagens e os anseios de ambos, flexibilizando as expectativas. O desinteresse e o preconceito prejudicam essa relação com sériosprejuízos ao sucesso escolar e pessoal dos educandos.
Silva (2012) expõe que o psicopedagogo deve realizar um diagnóstico institucional, avaliando, compreendendo e atuando na aprendizagem, de forma dinâmica e complexa, baseando-se no sujeito da aprendizagem e nas suas diferentes formas de interações individuais e grupais.
De acordo com Bossa (2007 apud FIALE, 2012), o psicopedagogo deve enfocar os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A CONTRIBUIÇÃO DA PSICOPEDAGOGIA PARA A INCLUSÃO ESCOLAR.
  • rendimento escolar
  • Psicopedagogia escolar
  • A contribuição da psicopedagogia nas instituições
  • A contribuição da psicopedagogia no campo institucional
  • A contribuição da psicopedagogia para a prendisagem
  • A depressão infantil e o rendimento escolar.
  • Estresse infantil no rendimento escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!