A CONTRIBUIÇÃO DA MUSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

Páginas: 17 (4015 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
A CONTRIBUIÇÃO DA MÚSICA NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO


INTRODUÇÃO

O presente artigo tem por finalidade apresentar as contribuições que o trabalho com música, pode proporcionar para as crianças, na fase de alfabetização.
Abordar a importância da música na educação, não apenas focando a experiência lúdica, mas também direcionamento sua potência afetiva para se tornar uma grande ferramentafacilitadora do processo de aprendizagem, tornando a escola, a aula, as atividades mais alegres e receptivas, e também ampliando o conhecimento musical do aluno, já que a música é um bem cultural e todos devem ter acesso.
O presente artigo esta dividido em dois capítulos, no primeiro apresentamos a importância da música, sua introdução no universo escolar, não apenas como experiência estética,mas também como facilitadora do processo de aprendizagem, ela torna a escola um lugar mais alegre e receptivo, ampliando o repertório do aluno, afinal a música é um bem cultural e seu conhecimento não deve ser privilégio de poucos. Desse modo, enfatiza-se que a escola deve oportunizar a convivência com os diferentes gêneros, apresentando novos estilos, de modo a proporcionar uma análise reflexiva doque lhe é apresentado, permitindo que o aluno se torne mais crítico.
A música com maior ou menor intensidade está na vida do ser humano, ela desperta emoções e sentimentos de acordo com a capacidade de percepção que ele possui para assimilar a mesma.
No processo de ensino aprendizagem, sua aplicação proporciona inúmeros benefícios no desenvolvimento do indivíduo.
Sendo assim no capitulo doisabordaremos a contribuição da música no processo de alfabetização das crianças ouve-se muito falar do quanto à música pode contribuir com a aprendizagem, favorecendo o desenvolvimento cognitivo/ linguístico, psicomotor e sócio-afetivo da criança, favorecendo assim o processo de alfabetização das mesmas.
O objetivo do artigo é mostrar que a música não é somente uma associação de sons e palavras,mas sim, um rico instrumento que pode fazer a diferença nas instituições de ensino, pois ela desperta o indivíduo para um mundo prazeroso e satisfatório para a mente e para o corpo que facilita a aprendizagem e também a socialização do mesmo.
Portanto a música na alfabetização se torna um recurso facilitador do processo de ensino-aprendizagem, sendo uma ferramenta de ação pedagógica muitosignificativa para as crianças que passam por este processo.

2- A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA


Brito (2003, p. 17) define a música como um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir. A música é um movimento comprometido com processos criativos, uma linguagem que se manifesta em formas sonoras que expressam e comunicam sensações e sentimentos, quese organizam entre o som e o silêncio.

Existem muitas teorias sobre a origem da música na cultura humana. A linguagem musical tem sido interpretada, entendida e definida de várias maneiras, em cada época e cultura, em sintonia com o modo de pensar, com os valores e as concepções vigentes. (BRITO, 2003, p. 25).


Ao nascer à criança é cercada de sons e esta linguagem musical é favorável aodesenvolvimento das percepções sensório-motoras. Dessa forma a sua aprendizagem se dá inicialmente através dos seus próprios sons (choro, grito, risada), sons de objetos e da natureza (chuva, vento), o que possibilita a criança descobrir que ela faz parte de um mundo chio de vibrações sonoras (BRITO, 2003, p. 41).
Isto nos mostra que a criança tem contato com a música muito antes de ingressar navida escolar, daí a importância tão relevante da mesma.
De acordo com Souza e Ferraz (2006, p. 49), pode-se dizer atualmente que a origem da música se divide em duas partes: a primeira é a expressão de sentimentos por meio da voz humana (a raiz da música vocal), e a segunda é o conjunto de duas ou mais vozes (a origem da música instrumental).
Atualmente, existem diversas definições para...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contribuição da música na alfabetização
  • A contribuiçaõ dos clássicos no processo de alfabetização
  • Utilização da Musica no Processo de Alfabetização
  • A musica, jogos e brincadeiras no processo de alfabetização
  • OS JOGOS TEATRAIS EM CONTRIBUIÇÃO AO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
  • A contribuicao da música no processo de ensino aprendizagem da educação
  • A contribuição da música nos processos de leitura e escrita de jovens e adultos.
  • Música e alfabetização

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!