A contribuição da disciplina fundamentos psicológicos da educação

Páginas: 22 (5360 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
A Contribuição da disciplina Fundamentos Psicológicos da Educação para a formação do pedagogo: forma, conteúdo e desdobramentos.
Eugenio Pereira de Paula Júnior*
RESUMO

Este artigo apresenta nossa experiência com a abordagem dos conteúdos de psicologia e da didática na formação dos pedagogos da UFPR. Nossa experiência enquanto professor substituto, recém contratado para a disciplina deFundamentos Psicológicos da Educação, com a turma B do primeiro ano de pedagogia é o percurso aqui descrito. Um caminho árduo e penoso, ainda que insatisfatório para alguns, porém com resultados significantes para todos que aprenderam a trilha-lo com autonomia. Após descrever nossa caminhada discutimos o papel dos fundamentos da psicologia da educação, da didática e a situação que envolve o ensinosuperior no Brasil. Convidamos, então, o leitor para que seja nosso companheiro de jornada.

Palavras chave: Pedagogia, psicologia da educação, didática.

ABSTRACT The paper shows our experience with the psychological contents and didatics on pedagogos formation from UFPR university. We presents our experience while substitut professor, recruted for the Foundaments of Educadional Psychologymatter, with the first grade college, group B, of pedagogy. A hard and painful way, although insatisfatory for someone, but with good outcome of all that learnt to track it with autonomy. After to describe our journey we discuss the role of Foundaments of Educadional Psychology, o the didatics and the situation that envolves the college teachint in Brazil. So, we invite you, reader, to be our fellow ofjourney.

Key words: Pedagogy, Educadional Psychology, Didatics

*

Professor substituto da disciplina de Fundamento Psicológicos da Educação do DTFE/UFPR.

1

Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida, ninguém exceto tu. Existem, por certo, inúmeras veredas, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te do outro lado dorio; mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho, por onde só tu podes passar. Para onde leva? Não perguntes, segue-o

F. Nietzsche

O Contexto A iniciativa de mudança foi do professor que, baseado nas propostas de G. Garcia (1983), Pedro Demo (2000) e Roque Moraes (2000) e na sua experiência destas ações com o ensinofundamental, procurou mudar sua ação também no ensino de 3º grau. Tentando quebrar o modelo tradicional de aulas expositivas e mera leitura de textos o professor propôs um estudo dirigido do texto de G. Garcia que relata a sua experiência com uma nova metodologia na formação de professores. Após leitura e discussão do texto em grupos foi solicitado que elaborassem uma proposta de trabalho (individual oucoletiva) para o ano letivo de 2001, que se iniciava. O resultado foi pífio, os alunos não entenderam a proposta do autor nem a mensagem do texto e por conseguinte a intenção do professor, pois repetiam os mesmos discursos e ações que o texto, recém lido, advertia (Garcia,1983). Exigiam do professor uma orientação e um conteúdo que pudessem consumir, uma vez que não conseguiam entender ou aceitar aproposta de trabalho que o professor queria. Como alternativa para sua dificuldade o professor ofereceu outro texto (R. Moraes, 2000) que trazia uma proposta de trabalhar com pesquisa em sala de aula, evitando os modelos já clássicos em nossas salas de aula (aulas expositivas, seminários, fichamentos, trabalhos visando nota, etc.). O caos tornou-se maior. Apesar de uma aparente aceitação daproposta alguns alunos alegavam que nada ou muito pouco conseguiram produzir, apesar do professor ter disponibilizado uma pasta com alguns textos, como: o aprender a aprender (Demo, 2000); analisando o processo de avaliação (Kasai, 2000); e a aprendizagem construtivista (Becker, 2000), para que os alunos iniciassem suas pesquisas. Uma relação tensa se instalou. Com alunos revoltados com o professor que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo fundamentos psicológicos da educação
  • Fundamentos psicológicos da educação i
  • FUNDAMENTOS PSICOLOGICOS DA EDUCACAO
  • Fundamentos Psicológicos da Educação 1
  • Fundamentos psicológicos da Educação
  • Fundamentos psicologicos da educação
  • Fundamentos psicologicos Da Educação
  • Fundamentos psicológicos da educação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!