A contabilidade na industria de transformação

Páginas: 7 (1553 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
C U S T O S I N D U S T R I A I S
Compreende a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens.
As empresas industriais caracterizam-se pelo fato de atenderem às necessidades da clientela oferecendo a estes produtos diferentes dos que compram. As empresas industriais modificam os bens adquiridos, transformando-lhes a estrutura ou a composição, às vezesagregando-lhes outros materiais, às vezes agindo sobre eles de tal modo que passam ter nova aplicação ou nova utilidade.
Fases do Custo
Geralmente são três fases:
Custo primário
Custo Industrial
Custo comercial
O custo primário é formado pela soma dos custos diretos de matéria prima e da mão de obra direta;
O custo industrial é formado pela soma do custo primário com os gastos gerais defabricação/produção;
O custo comercial é formado pela soma do custo industrial com as despesas gerais referentes à comercialização do produto.

Materiais
Os materiais utilizados na fabricação podem ser classificados em:
Matérias primas - são os materiais principais e essenciais que entram em maior quantidade na fabricação do produto. A matéria prima passa para uma indústria de móveis de madeira é amadeira; para uma indústria de confecções é o tecido; para uma indústria de massas alimentícias é a farinha;
Materiais secundários - são os materiais que entram em menor quantidade na fabricação do produto. Esses materiais são aplicados juntamente com a matéria prima, complementando-a ou até mesmo dando o acabamento necessário ao produto. Os materiais secundários para uma indústria de móveis demadeira são: pregos, cola, verniz, dobradiças, fechos, etc. ; para uma indústria de confecções são: botões, zíperes, linha, etc. ; para uma indústria de massas alimentícias são: ovos, manteiga, fermento, açúcar, etc. ;

Materiais de embalagens - são os materiais destinados a acondicionar ou embalar os produtos, antes que eles saiam da área de produção. Os materiais de embalagens, em umaindústria de móveis de madeira, podem ser caixas de papelão, que embalam os móveis desmontados; em uma indústria de confecções, caixas ou sacos plásticos; em uma indústria de massas alimentícias, caixas, sacos plásticos etc.

Mão de Obra
Compreende os gastos com o pessoal envolvido na produção da empresa industrial, englobando salários e encargos sociais, refeições, vale transporte; etc.
Gastos Geraisde Fabricação/Produção
Compreende os demais gastos necessários para a fabricação dos produtos, como: aluguéis, energia elétrica, serviços de terceiros, manutenção da fábrica, depreciação, seguros diversos, material de limpeza, óleos e lubrificantes para as máquinas, pequenas peças paras reposição, telefones e comunicações, etc.
Podem ser classificados em Gastos Gerais Diretos quando incidemdiretamente na fabricação, sendo facilmente identificados as suas quantidades e os seus valores em relação aos produtos e Gastos Gerais Indiretos quando não houver meios seguros que permitam perfeita identificação do gasto em relação ao produto.

Equivalente de Produção
Na apuração de Custos por Processo, os gastos da produção são acumulados por período para apropriação às unidades feitas.Suponhamos, num primeiro caso extremamente simples, que um único produto seja elaborado, e que os seguintes dados estejam disponíveis:
 Custos de Produção do Período (Diretos e Indiretos): $5.000.000
 Unidades produzidas: 20.000 (iniciadas e acabadas no período)



Suponhamos que no período seguinte existam esses outros dados:
 Custos deProdução do Período: $5.544.000
 Unidades iniciadas no período: 23.000
 Acabadas: 21.000
 Em elaboração no fim do 2 período: 2.000
Essas 2.000 unidades em elaboração estão “meio acabadas”, isto é, cada uma delas recebeu metade de todo o processamento necessário.

OS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
Segundo afirmam Beuren e Martins...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A contabilidade na industria de transformação
  • A contabilidade na indústria de transformação
  • A contabilidade na industria de transformação
  • A contabilidade na industria de transformação
  • CONTABILIDADE NA INDUSTRIA DA TRANSFORMAÇÃO
  • A contabilidade na industria da transformação
  • A contabilidade na industria de transformação
  • A CONTABILIDADE EM UMA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!