A contabilidade na gestão empresarial

Páginas: 5 (1228 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2011
A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL

A “contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos aos atos e fatos da administração econômica”¹; Usando o enfoque no patrimônio da empresa podemos começar a tecer a importância dessa ciência no meio empresarial certo de que uma empresa que não mantém o controle preciso de seu patrimônio esta fadada aofracasso do seu empreendimento, e na velocidade em que o meio empresarial se encontra onde em uma fração de segundos pode-se mudar o destino de uma grande empresa a contabilidade se torna uma ferramenta indispensável na gestão empresarial moderna; E não deve ser encarada apenas como simples atendimento das legislações vigentes e cálculo de impostos. Informações contábeis precisas e bem utilizadassão dados que podem fazer a diferença entre decisões de sucesso e falência, principalmente quando estamos trabalhando com alto risco ou de maneira ágil e ousada. “a contabilidade é um processo de comunicação de informação econômica para propósitos de tomada de decisão tanto pela administração como por aqueles que necessitam fiar-se nos relatórios externos”².
De uma forma mais prática podemosdizer que a contabilidade é um sistema de informação em si e que também faz parte de um sistema de informações gerenciais dentro da gestão empresarial. Através de técnicas, normas e princípios mantém um controle permanente do patrimônio de uma entidade, evidenciando suas modificações nos relatórios contábeis para que os usuários das informações patrimoniais possam tomar decisões empresariais.
Aqui éimportante lembrar que a contabilidade nunca deve se sobrepor ao administrador da empresa e sim atuar comunicando as informações para os tomadores de decisão, as informações, além de úteis, devem ser no tempo oportuno e acima de tudo confiáveis, para que as decisões tomadas por ele obtenham o êxito esperado pela corporação; Sendo assim: a contabilidade “deve revelar, a qualquer momento, a posiçãoe o rumo do negócio. Deve dar informações exatas, claras e precisas sobre a situação econômica da empresa”³.
E que tipo de informações são essas e o administrador vai encontrá-las? Como o contador pode exercer sua função sem atravessar o trabalho do administrador?
Podemos citar alguns exemplos mais práticos a seguir:
 Planejamento e Projeção do Fluxo de Caixa: através de dados estatísticosvindos da contabilidade podemos realizar projeções futuras para o fluxo de caixa. Tendo uma boa projeção do fluxo de caixa, podemos planejar melhor o crescimento e investimento.
 Desempenho: será que a empresa está indo bem? Está estagnada, crescendo ou em recessão? Através do exame dos dados contábeis com ou sem auxílio do contador, questões como essas podem ser facilmente respondidas através dosbalancetes semanais, mensais ou anuais e das demonstrações de resultados
 Melhor Elaboração do Orçamento: Utilizando dados contábeis, bem como dados relativos ao balanço patrimonial, pode-se produzir orçamentos muito mais precisos atingindo seu objetivo principal.
Viram como é fácil atuar como contador sem se tornar um “ditador” dono de todas as informações importantes da empresa e quantagente depende das informações que você comunicará? Os profissionais da área contábil precisam produzir informações confiáveis e comunicá-las de forma clara e objetiva porque que todos aqueles que utilizam essas informações comunicadas pela contabilidade têm características muito diferenciadas, por isso os relatórios devem ser elaborados em função da necessidade do usuário, mantendo assim obalanceamento não somente nas contas, mas também no ambiente da corporação.
Ambiente é tudo que envolve uma organização, e seu bom caminhar está muito relacionado com produtividade, dessa forma os contadores podem contribuir para o discernimento do ambiente e reduzir a incerteza a seu respeito. E pelo contrario do “diz que me disse” sobre o profissional da área contábil ele pode sim transformar em algo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Contabilidade e a Gestão Empresarial Moderna
  • A CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
  • A importância da Contabilidade para a gestão empresarial
  • A contabilidade na gestão empresarial
  • A contabilidade na gestão empresarial
  • QUAL A IMPORTÂNCIA DA CONTABILIDADE NA GESTÃO EMPRESARIAL
  • A importância da contabilidade para a gestão empresarial
  • A contabilidade na gestão empresarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!